Confira as dicas de como montar o seu Enxoval de casamento: praticidade e sofisticação

O casamento é um momento muito especial para o casal. No entanto, antes de oficializar o matrimônio, existe uma série de coisas que você precisa organizar antes. Uma delas é o enxoval de casamento.

É comum que as pessoas precisem comprar itens para casa, afinal, está começando uma vida a dois em um novo lar. Se você está perto de trocar alianças e quer saber mais sobre esse assunto, a gente te ajuda! 

Nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre o significado do enxoval de casamento, além de oferecer dicas práticas para montar um e explicar o que não pode faltar na lista, até mesmo para quem quer fazer um enxoval mais simples. Boa leitura!

Veja também: Duvet: o que é? Conforto e sofisticação para sua cama

O que é o enxoval de casamento?

O enxoval para casamento nada mais é do que um tipo de kit montado pelos casais antes de se casarem. O objetivo dele é reunir alguns itens de uso diário mais importantes para a nova vida do casal.

No geral, o enxoval de casamento reúne opções como:

  • Roupas de cama;
  • Itens de banho;
  • Utensílios de cozinha.

Como a composição do enxoval para casamento é sempre feita pelos noivos, os itens que vão participar dele vão sempre variar de acordo com as necessidades, preferências e prioridades do casal!

Se está procurando roupas de cama em promoção, confira as ofertas imperdíveis no Outlet Artelassê.

De onde surgiu: conheça a origem do enxoval de casamento

O enxoval do casamento se trata de uma tradição bem antiga. A palavra enxoval vem do árabe – as siwar – que quer dizer utensílio. 

No Brasil, por exemplo, o casamento formal tinha grande importância e no dote, que era obrigação do pai da noiva, o enxoval tinha um papel de destaque. Dessa forma, os enxovais eram feitos de modo artesanal pelas noivas e outras mulheres envolvidas.

A montagem do enxoval, de forma simbólica, representava o rito de passagem que transformava a filha menina em mulher, afinal, ela ia passar a viver sozinha com seu marido.

O enxoval era tão importante que, em famílias mais ricas, se a mulher se tornasse viúva ou – mais raramente – se separasse, o enxoval voltava para a mulher que o fez.

De lá para cá, muita coisa mudou, inclusive, o papel da mulher na sociedade. Por isso, embora se trate também de uma tradição, hoje ele tem uma característica muito maior de praticidade e funcionalidade. 

Se antes a maior preocupação era apenas da noiva e o que isso simbolizava na vida dela, hoje, ele está voltado muito mais para facilitar a vida do casal quando o assunto é construir uma vida juntos.

Como montar o enxoval de casamento? 3 dicas práticas

Agora, vamos de fato falar sobre a montagem do enxoval de casamento. O que é preciso para ser feito da melhor forma? É o que vamos descobrir.

Antes de tudo, faça sua lista de enxoval de casamento

lista-de-enxoval-de-casamento

Em primeiro lugar, é importantíssimo fazer uma lista de enxoval de casamento como forma de organizar suas necessidades. Listas são uma maneira simples de garantir que não falte nada.

Por isso, um checklist vai ser ótimo para você saber tudo que você quer e também o que precisa na casa nova. Com uma lista em mãos, você consegue tomar decisões mais fáceis, de forma clara, além de optar pelos melhores itens.

Quando se faz a lista, você precisa pensar em todos os ambientes do novo lar, além de considerar os hábitos do casal. Se vocês têm o costume de receber hóspedes, por exemplo, precisam pensar em peças de camas e banho para o quarto de visitas.

Já quem gosta de receber amigos e familiares para almoços e jantares com uma boa frequência, deve estar bem preparado no quesito de louças e itens de cozinha!

Aproveite lista de presentes para incluir itens do enxoval

Se você pretende fazer uma festa de casamento, você pode adicionar alguns itens do enxoval na lista de presente, afinal, é possível incluir peças de valores acessíveis para os convidados presentearem.

Da mesma forma, mesmo que não tenha uma festa, isso pode ser feito nos casos de quem pretende realizar um chá de casa nova após o casamento. Você pode incluir as peças que você deseja na lista do chá de panela ou chá de casa nova.

Além de economizar nos gastos que você terá para comprar todos os itens, essa alternativa facilita a vida de quem presenteia, pois irá dar exatamente o que você pedir.

Desde toalhas até edredons e jogos de cama, existem muitas opções interessantes para incluir na lista de presentes!

Escolha peças que fazem sentido para você

Uma casa nova precisa ter uma identidade que represente bem o casal. Você pode optar por itens com cores clássicas e de fácil combinação, se quer facilitar na hora de harmonizar qualquer ambiente. 

Quanto aos tecidos das peças, claro, é importante também prezar pela qualidade do que pela quantidade. O que é muito barato pode não compensar, afinal, vai ter uma vida útil muito pequena e será preciso comprar mais.

Por fim, é importante lembrar que tecidos práticos e de fácil manutenção devem ser priorizados, principalmente para quem tem uma vida cheia de afazeres. Quando se compra aquilo que é melhor para você, se tem mais sucesso com as escolhas do enxoval!

Enxoval de casamento: o que não pode faltar!

Como falamos, montar a lista é a primeira e mais importante etapa. No entanto, vale ressaltar que a lista vai mudar de acordo com a realidade de cada casal e você tem total liberdade para modificá-la.

Sendo assim, nossa sugestão é apenas uma ideia para te ajudar a montar a sua, afinal, não existe uma fórmula pronta para isso.

Outra ressalva importante quando se fala de quantidade é que a maior parte dos produtos de uma lista de enxoval para casamento costumam ser duplicados.

Isso acontece porque quando as peças estão lavando, por exemplo, é preciso que sempre se tenha outras para substituir, não é mesmo?

Levando em conta tudo isso, vamos ajudar você a montar sua lista de enxoval de casamento com as necessidades mais básicas para cada cômodo.

Cama

enxoval-casamento-completo

Os itens do quarto que entram na lista de enxoval de casamento estão bastante relativos à cama. Entre eles, estão:

Quando se fala de jogos de cama, no entanto, é importante fazer um adendo para esse processo: saber bem qual é o tamanho da sua cama ajuda bastante a evitar problemas. 

As camas de solteiro, por exemplo, costumam ter 1,90 metros de comprimento por 0,90 metros de largura. Já as medidas comuns para colchão casal são 1,88 metros de comprimento por 1,38 metros de largura.

Em relação às camas maiores, as dimensões do colchão queen size são de 1,98 metros de comprimento por 1,58 metros de largura. Por fim, o tamanho da king size é 2,03 metros de comprimento por 1,93 metros de largura.

Banho

itens para um enxoval de casamento simples

Por fim, os itens de banho, como se sugere, estão relativos a peças que irão fazer parte da decoração e funcionalidades do banheiro. São eles, portanto:

  • Toalhas de banho avulsas;
  • Roupões;
  • Toalhas de rosto avulsas;
  • Toalhas de piso avulsas;

Caso você também tenha lavabo na sua casa ou apartamento, é importante incluir também as toalhas de lavabo na lista.

Qual o melhor momento para começar a preparar o enxoval de casamento?

O melhor momento para começar a preparar um enxoval de casamento é quando se tem bastante tempo para fazer isso. Logo, a dica é começar a se organizar com calma, ou seja, com antecedência. 

Quando se começa às compras às vésperas do casamento, é comum que você precise também resolver outros preparativos e compromissos, o que vai fazer com que deixem o enxoval em segundo plano e acabe não fazendo as melhores escolhas!

Um bom tempo para começar essa organização é cerca de seis meses antes do dia do casamento. Não é preciso também fazer muito antes também, afinal, o excesso de antecipação pode dificultar o armazenamento dos itens!

Além disso, se optar por comprar e não incluir essas peças em sua lista de presentes, a melhor sugestão é que divida as compras aos poucos. Isso é ótimo para não atrapalhar as questões financeiras do casal, principalmente para quando se deseja fazer uma cerimônia.

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu mais sobre como um enxoval de casamento funciona e quais são os itens essenciais que você deve priorizar. Buscando roupa de cama para seu enxoval? Confira as nossas coleções!

O que achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.