Qual a melhor posição para dormir? Confira algumas dicas para dormir bem

Ter uma boa noite de sono é extremamente importante para acordar disposto a fazer as atividades essenciais durante o nosso dia. Você já parou para pensar em como a forma como nós dormimos influencia nisso e qual é a melhor posição para dormir?

Como escolhemos dormir não só afeta nosso sono, como também nosso corpo. Desde dor nas costas até problemas de circulação, a forma como nós nos deitamos para descansar tem bastante efeito no nosso cotidiano.

Se você não sabe qual é a melhor posição para dormir, talvez seja a hora de descobrir isso. Portanto, neste artigo, não só vamos falar sobre qual é a melhor posição para dormir, mas as vantagens e desvantagens de cada uma, bem como o que se deve fazer e evitar para ter uma boa noite de sono. Boa leitura!

O que é Pillow top? Conheça essa tecnologia para dormir melhor

Por que a posição de dormir afeta a qualidade do sono?

O momento de dormir é muito importante para o nosso organismo. Quando dormimos, nosso corpo passa por diversos processos como regeneração de vários tecidos e a ativação da memória.

Dormir bem, ainda, contribui para a melhora do metabolismo, prevenção de doenças crônicas e, claro, para ter mais disposição durante o dia. Pessoas que não dormem bem estão mais sujeitas a ter problemas de saúde.

Como passamos muitas horas dormindo, a postura que escolhemos durante esse tempo faz toda a diferença. Ter uma boa postura durante o sono é importante para não acordar no meio da noite, o que atrapalha o indivíduo de percorrer todas as fases até atingir o sono profundo. 

Pensando nisso, então, vale saber qual é a melhor posição para dormir, visto que algumas podem forçar os nervos e sobrecarregar as articulações e o pescoço. 

Como consequência, isso pode provocar dores musculares e, assim, comprometer a noite de sono como forma de descanso.

Sendo assim, escolher a posição mais adequada é muito importante. As melhores posições são aquelas que permitem o alinhamento saudável da coluna. Por isso, muitas vezes, a forma como dormimos não é a melhor e nem sabemos disso.

Qual a melhor posição para dormir?

Se algumas posições podem provocar o aparecimento de problemas, é importante saber qual é a melhor posição para dormir. Vamos falar sobre isso agora.

De lado

Como falamos, uma boa posição para dormir é aquela que mantém a nossa coluna alinhada. É comum que, ao dormir, não tenhamos controle da nossa musculatura. Por isso, optar por dormir de lado já ajuda nesse processo. 

A posição mais adequada para dormir traz uma série de vantagens. Por exemplo, dormir de lado possibilita que os pés e a cabeça fiquem na mesma altura do coração, facilitando a circulação do sangue, o que também garante uma respiração mais tranquila. 

É também de lado que as chances de ronco são menores, pois as vias aéreas estão abertas. Essa posição costuma ser a melhor escolha para quem tem apneia do sono. 

Para quem já opta por dormir dessa forma, o único cuidado que se deve ter é com a altura do travesseiro: ela deve ser da altura dos ombros para que o pescoço não fique sobrecarregado ou tenso. 

Dormir com travesseiro entre joelhos

Um adendo sobre dormir de lado é que, durante o sono, pode acontecer de uma perna ficar sobre a outra e, assim, causar pressões. O ideal, nesses casos, é colocar um travesseiro ou até mesmo almofada entre as pernas.

Optar pelo lado esquerdo

Além de optar por dormir de lado, é interessante, principalmente para gestantes, dormir para o lado esquerdo. Entre os benefícios de dormir do lado esquerdo estão:

  • Favorece a drenagem linfática do sistema nervoso central;
  • Facilita a digestão, pois o estômago e intestinos grosso e delgado estão ligeiramente inclinados à esquerda;
  • Melhora a circulação sanguínea, já que o coração também está do lado esquerdo;
  • No caso das gestantes, impede que o feto e o útero sejam pressionados contra o fígado, que se encontra do lado direito do corpo.

Barriga para cima

qual melhor posição para dormir com dor na lombar

Apesar de não ser a melhor, como é o caso da posição de lado, uma outra opção possível para se dormir pode ser de barriga para cima. 

Nesse caso, as articulações conseguem relaxar de forma satisfatória, o que evita torções e dores.

O mais indicado, ainda, é posicionar um travesseiro para acomodar a cabeça e outro abaixo dos joelhos. De preferência, um pequeno travesseiro embaixo dos joelhos vai ajudar a alinhar os quadris. Desse modo, a região cervical se alinha com toda a extensão da coluna.

Colocar uma almofada nas costas pode ser útil para ficar recostado, o que facilita a respiração em situações de gripe. 

Caso a pessoa sofra com a apneia do sono, no entanto, essa posição favorece o ronco. Há pessoas que roncam somente nessa posição. Já para quem sofre de azia, a cabeça levemente elevada nessa posição ajuda.

Tipos de posição menos indicadas para dormir 

Agora que você viu quais são as melhores posições para dormir, é preciso conhecer também, as piores posições para isso. Vamos falar sobre as que devem ser evitadas.

Dormir de bruços ou de barriga para baixo

Apesar de muitas pessoas dormirem de bruços, essa posição é contra indicada pelos especialistas.

Isso acontece pois naturalmente ela já provoca um desalinhamento do corpo: para que a pessoa se sinta confortável nessa posição, ela precisa virar o pescoço para um lado.

Dessa forma, a posição não respeita o alinhamento e curvatura natural da coluna, o que geralmente causa dores nessa região, uma vez que sobrecarrega a musculatura.

Dormir de bruços só pode ser indicado em casos que não há como deitar de lado, devido a dores no quadril, por exemplo. No entanto, ainda nesses casos, é possível priorizar dormir de barriga para cima.

Dormir com os braços para cima

Dormir com os braços para cima, seja de lado, de frente ou de costas, é ruim para a coluna e para a própria articulação dos ombros. É importante sempre deixar os braços soltos ao longo do corpo para evitar dores nessa região.

Quando se dorme com um braço esticado em cima da cabeça, é comum se acordar com dor no ombro, tendinite ou bursite.

Dormir com os joelhos dobrados

melhor posição para dormir na gravidez

Por último, outra posição nada adequada para se dormir, mas que é muito comum entre as pessoas, é com os joelhos dobrados sobre o peito e o pescoço inclinado para baixo. A coluna pode ser prejudicada, uma vez que ela não está alinhada da forma correta. 

Outros problemas dessa posição é que a musculatura cervical se intensifica e, ainda, prejudica a respiração, pois os pulmões não conseguem expandir, o que impede de se inspirar de modo profundo.

Como preparar a cama para uma noite de sono confortável?

Além de escolher a melhor posição para dormir, que é de lado – e de preferência, do esquerdo -, é importante também se atentar para outras partes que influenciam no processo de um sono de qualidade.

Escolher bem o travesseiro

Escolher o melhor travesseiro faz toda a diferença na hora de ter uma boa noite de sono e ele vai sempre depender das necessidades de cada pessoa. Sendo assim, é importante considerar três fatores:

  • Gosto pessoal;
  • Biotipo do corpo;
  • Posição em que se dorme.

O gosto pessoal diz respeito a preferências como o toque e suporte da espuma, o formato e o conforto térmico, por exemplo. Já a altura do travesseiro varia de acordo com o tamanho e peso do indivíduo, bem como sua preferência por dormir.

De forma geral, um bom travesseiro, principalmente para quem dorme de lado, deve ter um tamanho que seja o mesmo da distância dos ombros à base do pescoço, quando a pessoa estiver com o peso da cabeça apoiado sobre ele. 

Por fim, o pescoço deve manter uma angulação de 90 graus em relação aos ombros quando o corpo estiver deitado.

Invista em um bom colchão

Uma segunda dica importante é em relação ao colchão. Ele, com certeza, interfere na qualidade do sono. Um bom colchão deve sempre acompanhar a curvatura natural da coluna e suportar todas as zonas do corpo, de forma a oferecer descanso. 

Um ponto importante para se atentar sobre o colchão, por exemplo, é sua densidade. Ela está relacionada de forma direta ao biotipo de quem irá dormir sobre ele. 

Além disso, no caso de pessoas que sofrem com dor nas costas, existem colchões mais indicados, com densidade média: nem muito duro, nem muito macio.

Há uma grande variedade de tipos de colchões no mercado, como colchões ortopédicos, magnéticos e antialérgicos. 

O que evitar na hora de dormir?

qual a melhor posição para dormir com dor na coluna

Por fim, se o objetivo é dormir melhor, é importante sempre evitar algumas práticas ruins que comprometem o sono e o momento de descansar. Duas dicas importantes, portanto, são:

  • Evitar dormir do lado da lesão quando se tem problemas no joelho ou ombro;
  • Sempre evitar dormir sentado ou até mesmo em um sofá, visto que isso não respeita a curvatura natural da coluna e pode provocar dores no corpo.

Conclusão

Nesse artigo a gente te ensinou tudo sobre qual é a melhor posição para dormir. Dormir de lado, principalmente esquerdo, traz uma série de benefícios para o corpo e ainda permite uma noite relaxante. 

Agora que você já sabe como deve se habituar a dormir, está na hora de escolher um travesseiro de qualidade para a hora do sono.

Garanta o sono perfeito ao comprar travesseiros confortáveis e de qualidade para sua cama. Encontre agora mesmo os melhores travesseiros na loja de roupa de luxo online Artelassê!

O que achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.