Símbolos de lavagem: saiba o que cada um significa e como lavar

É possível que você já tenha colocado uma peça de roupa ou um jogo de cama para lavar e tenha terminado com o tecido danificado. Depois, quando você foi ver os cuidados de lavagem na etiqueta, pode ter continuado sem entender.

Embora muitas pessoas não compreendam bem o que os pequenos símbolos significam, eles não são tão complicados assim. E se você quer ter roupas com maior durabilidade e qualidade, é essencial entendê-los!

Se você sempre teve curiosidade sobre esse assunto e quer descobrir o que significam as categorias que você vê na etiqueta da sua fronha personalizada, lençol ou edredom, vamos te explicar tudo, além de dar dicas na hora de lavar. Boa leitura!

Veja também: Você sabe para que serve o lençol de cima? Descubra como usar

O que são os símbolos de lavagem?

Os símbolos de lavagem que estão nas etiquetas das peças, embora pequenos, são muito importantes. Eles servem para orientar como devemos lavar, secar e passar os tecidos de forma a não comprometer a sua durabilidade e qualidade. 

Sendo assim, eles representam as orientações do que podemos ou não fazer com um determinado tecido na hora de lavar. Cada símbolo corresponde a um significado que vai te informar como lavar sua peça corretamente. 

Uma curiosidade interessante é que os símbolos de lavagem são universais. Isso é estipulado pela norma NBR ISO nº 3758:2005 (definida pelo Inmetro), que define que eles sejam os mesmos em todos os lugares.

Símbolos de lavagem: conheça as 5 categorias

Agora que você entendeu para que servem os símbolos de lavagem, vamos te explicar os diferentes tipos que existem e o que eles indicam. 

o que significam os símbolos de lavagem

Símbolos de lavagem – Para Lavar (bacia)

Os símbolos que são representados com o desenho de uma bacia vão indicar se a peça pode ser lavada na máquina ou na mão, assim como instruções para o enxágue e sobre a temperatura ideal para cada lavagem.

No caso da imagem de bacia com água, isso significa que a peça pode ser lavada normalmente na mão ou na máquina, dentro de um ciclo comum de lavagem.

Já a bacia com número, diz respeito à temperatura limite que a peça pode ser lavada. Para as opções que vem com pontos dentro da bacia, significa o limite de temperatura:

  • Um ponto corresponde à temperatura fria ou baixa;
  • Dois pontos correspondem à temperatura morna ou calor médio;
  • Três pontos correspondem quente ou alta temperatura;

No caso da bacia com traço inferior, a peça deve ser centrifugada de forma lenta/delicada ou, até mesmo, se deve optar por não centrifugar.

Quando se tem a imagem de bacia com 2 traços inferiores, se trata de uma peça super delicada e que exige mais cuidados: ela não pode ser centrifugada e precisa participar de um ciclo suave de lavagem.

Por fim, a mão na bacia, de forma intuitiva, indica que a lavagem da peça só pode ser de forma manual; a bacia com o X significa que a peça não pode ser lavada com água, apenas por limpeza a seco.

Símbolos de lavagem – Para Alvejar (triângulo) 

O símbolo de lavagem para alvejar sempre está associado ao triângulo. Quando ele aparece, portanto, quer dizer que a peça pode ser lavada com alvejante, ou seja, água sanitária.

O triângulo vazio indica que a peça pode ser lavada com cloro no alvejante de forma normal. Já o triângulo com linhas dentro dele significa que é permitido o uso de alvejante sem cloro. Já o triângulo com X, entende-se que a peça não deve ser lavada com o uso de alvejante. 

Símbolos de lavagem – Para Secar (quadrado)

Os símbolos de lavagem para secar são sempre indicados pelo quadrado e se referem às instruções para a secagem adequada das peças.

No caso do quadrado com um círculo dentro dele, significa que pode usar a secadora. Já quando é um quadrado com um ponto no círculo do meio, quer dizer que a roupa pode secar em máquina secadora, desde que em temperatura mínima.

No caso de quadrado com dois pontos no meio do círculo, a peça pode secar na máquina em temperatura média. O quadrado com três pontos no meio do círculo, quer dizer que a peça por secar na temperatura máxima.

O quadro com o círculo preto no meio significa que a peça deve receber uma secagem normal, sem calor.

O X dentro do quadrado com um círculo já indica que a roupa não pode secar em máquina secadora. Quando se tem apenas o quadrado sem círculo, isso representa que a peça pode secar no varal de forma natural. 

O quadrado com riscos verticais indica que as peças precisam secar no varal e na vertical, sem ter sido torcida. Por fim, um quadrado com um risco horizontal orienta que a peça deve ser pendurada na horizontal, sem ter que torcê-la. 

Símbolos de lavagem – Para Passar (ferro de passar) 

como passar roupas segundo os símbolos de lavagem

Os símbolos de lavagem para passar sempre são indicados com desenhos de ferro de passar. É importante ter muito cuidado com essas instruções para não queimar sua peça.

No caso do desenho do ferro com um ponto, significa que a roupa deve ser passada em menor temperatura, sendo o máximo de 110º. É ideal para materiais como nylon e acrílico. 

Para ferro com dois pontos, as peças devem ser passadas em temperatura média, sendo o máximo de 150º. É ideal para materiais como poliéster e lã.

Já o ferro com três pontos indica que a roupa deve ser passada em alta temperatura, sendo de no máximo 200º.  É ideal para materiais como linho e algodão. 

O ferro sem nenhum ponto significa que a peça pode ser passada a qualquer temperatura. Por último, no caso do ferro com X, significa que a peça não pode ser passada a ferro em nenhuma temperatura.

Símbolos de lavagem – Para Limpar a seco (círculo) 

Os símbolos de lavagem para limpeza a seco sempre são indicados pelo círculo. Essas informações costumam ser mais técnicas e orientadas para as lavanderias, que costumam fazer esse tipo de lavagem.

No caso do círculo com A, a limpeza a seco pode usar qualquer tipo de solvente. Com o círculo e um F, devem ser usados apenas hidrocarbonetos e R113. 

O círculo com P indica que devem ser usados o R113, o R11, o hidrocarboneto e o percloroetileno. O círculo com traço inferior quer dizer que a lavagem a seco tem algumas restrições em relação a temperatura e centrifugação, por exemplo.

Por último, o círculo com X – que indica proibição – representa que a roupa não pode ser lavada a seco.

Cuidados para lavar e secar bem as suas roupas

como lavar roupas segundo os símbolos de lavagem

Agora que te ensinamos todos os significados dos símbolos de lavagem, vamos trazer algumas dicas que podem te ajudar também na hora de lavar e secar as suas roupas!

Higienize a máquina de lavar e o ferro de passar

Higienizar a máquina de lavar com certa frequência é importante para que ela mantenha seu bom rendimento. Isso porque ao longo do uso, sujeiras, fiapos e gorduras podem ficar acumuladas dentro dela. Lembre-se de higienizar sua máquina de forma correta seguindo as orientações do fabricante. 

Isso também serve para o ferro de passar. É sempre bom que ele esteja em perfeito estado para que não manche as peças na hora de passá-las.

Separe as peças por cores 

Muita gente já sabe, mas não custa reforçar. Peças brancas só podem ser lavadas com outras peças brancas. Isso é importante para garantir que as outras cores não soltem tinta na lavagem e acabem manchando o branco.

Entre as peças coloridas, também é muito importante separar as que podem desbotar, para que sejam lavadas separadamente, evitando manchas. Para não ter problemas, você pode realizar um teste antes e confirmar se determinada peça solta tinta durante a lavagem. 

Preste atenção em tecidos especiais

Algumas peças que possuem “fiapos”, como é o caso de toalhas de banho e de rosto até panos de pratos, devem ser lavados apenas com artigos da mesma categoria. Não é interessante lavar roupas íntimas juntas com esses tipos de peças, por exemplo. 

Utilize sacos protetores para peças íntimas e delicadas

Roupas de bebê e roupas íntimas costumam ser bons exemplos de peças mais delicadas para ir à máquina. 

É indicado, portanto, usar um saco protetor de roupas para evitar que essas peças sofram o atrito de outras peças mais pesadas.

Conclusão

Para saber como lavar suas peças corretamente, é importante saber identificar e ler de forma adequada os significados dos símbolos de lavagem. 
Agora que você aprendeu tudo sobre isso, está na hora de escolher sua roupa de cama de qualidade, não é mesmo? Confira as nossas coleções de roupa de cama de luxo!

O que achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.