Saiba como escolher roupa de cama: 3 dicas imperdíveis

Ter um lar aconchegante e ao mesmo tempo bonito é o sonho de muitas pessoas. E se isso vale para a sala de estar, por exemplo, isso é igualmente relevante para o nosso quarto, afinal, é lá que descansamos. 

Uma das formas de garantir que nosso quarto ofereça o conforto que merecemos é escolher bem os itens de cama. Para garantir maior qualidade deles, é essencial considerar aspectos como a qualidade dos fios e os melhores tecidos do mercado, por exemplo.

Se você chegou nesse artigo, provavelmente você quer conhecer algumas dicas de como escolher roupa de cama para o seu quarto. Pensando nisso, montamos um guia para te ajudar nesse processo. 

Além das dicas imperdíveis para escolher bem, ao longo do texto iremos apresentar todos os itens básicos que você precisa ter e também mostrar alguns cuidados essenciais que você deve ter com a sua roupa de cama na hora de lavar, passar, dobrar e guardar os itens. 

Boa leitura!

Veja também: Como escolher o travesseiro perfeito: confira 4 dicas!

Roupa de cama: conheça os itens do enxoval

Antes de dar dicas para saber como escolher a roupa de cama, vamos apresentar uma listinha básica de todos os itens essenciais que você deve incluir na sua lista.

Lençol de elástico

O primeiro item básico de uma roupa de cama que você deve ter é o lençol de elástico, também chamado de lençol de baixo. 

Além de evitar o contato direto com o colchão, o elástico permite que o item não saia do lugar mesmo que você se mexa ao longo da noite.

Lençol de cima 

O lençol de cima, como sugere o nome, fica acima do lençol de elástico. Seu principal objetivo é cobrir nosso corpo, garantindo conforto durante toda a noite de sono, principalmente em temperaturas mais amenas. 

Além de cobrir o corpo, o lençol de cima tem uma função decorativa, oferecendo elegância à cama. 

Fronhas de travesseiro

como escolher fronha e travesseiro

O terceiro item que você precisa ter na sua roupa de cama são as fronhas de travesseiro. Elas servem para forrar e proteger o travesseiro, sendo essenciais para aumentar a durabilidade da peça.

Além disso, esse item é responsável por proteger a nossa pele durante a noite, evitando o contato direto entre o rosto, o cabelo e o travesseiro. Algumas fronhas, como as de Fibra de Bamboo, são excelentes opções para reduzir o frizz provocado por esse contato.

Mantas e edredons

Outros itens de roupa de cama importantes são as mantas e os edredons. Assim como o lençol de cima, tem a função de cobrir nosso corpo, no entanto, por serem mais grossas, são ideais para ambientes mais frios. 

As mantas, porém, são mais finas que os edredons. Ambas podem ser usadas como item decorativo também, podendo ficar dobradas ao pé da cama.

Como escolher roupa de cama: confira 3 dicas

Agora que falamos os itens básicos que compõem a roupa de cama, está na hora de falarmos sobre como escolher estas peças. Nesse tópico vamos trazer 3 dicas importantes que vão te ajudar no processo.

1. Maciez e qualidade dos fios

Um dos pontos importantes na hora de escolher roupa de cama é observar a maciez das peças. É essencial aliar conforto com durabilidade.

A melhor forma de fazer isso é analisando a quantidade dos fios dos itens. Uma cama macia e confortável vai depender, portanto, da quantidade de fios. 

A quantidade de fios se calcula pelas polegadas quadradas de uma trama, ou seja, o conjunto de fios que os tecelões entrelaçam para formar a peça de tecido. Resumindo: quanto mais fios houver, mais macio é o item.

2. Tamanho das peças

Outra dica para escolher roupa de cama é prestar bastante atenção no tamanho das peças. Pode parecer besteira, mas muita gente esquece disso. Sem o tamanho adequado, não é possível utilizar o item.

Quando o assunto é jogo de cama – que costuma vir com os itens básicos como lençol de baixo, lençol de cima e fronhas -, você deve levar em conta o tamanho da sua cama. Além dela, você deve prestar atenção na altura do colchão. 

  • Camas de solteiro: essas são ideais para quem dorme sozinho e costumam variar as opções no mercado. O tamanho tradicional costuma ser 1,90 metros de comprimento por 0,90 metros de largura.
  • Cama viúva: tamanho intermediário entre a cama de solteiro e de casal, elas possuem 2,03 metros de comprimento por 1,20 ou 1,30 metros de largura em média;
  • Cama super solteiro: essa é a segunda opção maior que a cama de solteiro tradicional. As medidas para esse modelo solteiro king costumam ser 2,03 metros de comprimento por 0,96 metros de largura;
  • Cama de casal: no rol de camas para casais, esse é o menor tamanho. As medidas comuns para colchão casal são 1,88 metros de comprimento por 1,38 metros de largura;
  • Cama queen size: essa cama é maior que a de casal, mas menor que a king. As dimensões do colchão queen size são de 1,98 metros de comprimento por 1,58 metros de largura;
  • Cama king size: por fim, esse é o maior tipo de cama disponível no mercado, sendo a mais confortável de todas. O tamanho dela, em média, é 2,03 metros de comprimento por 1,93 metros de largura.

3. Cores e estampas de preferência 

como escolher roupa de cama com estampas e cores

Outra dica importante para quem quer saber como escolher roupa de cama é considerar as cores do cômodo como um todo.

A melhor forma de escolher as cores e estampas dos itens é harmonizando com os móveis e decorações do seu quarto, observando todos os tons utilizados. 

Se seu quarto é bastante colorido, pode ser interessante apostar em tons mais neutros. Da mesma forma, se seu quarto for mais sóbrio e você quiser apostar em cores, os itens de cama podem ajudar nisso.

Por fim, se você é uma pessoa que só gosta de cores mais discretas, não fará sentido esse contraste, e assim por diante. No final das contas, tudo vai depender do seu gosto pessoal e das suas ideias e inspirações. 

Melhores tecidos para roupa de cama

Uma outra dica de como escolher roupa de cama que merece destaque é em relação à diversidade de tecidos existentes. Além da quantidade de fios, o tecido também influencia muito no conforto dos itens.

Como existe uma grande variedade de opções no mercado, aqui vamos apresentar algumas delas que vale a pena conhecer. Os melhores tecidos para roupa de cama são:

  • Algodão Egípcio
  • Algodão Pima;
  • Linho.
  • Microfibra;
  • Seda e cetim;
  • Percal;

Os tecidos podem conferir maior ou menor conforto térmico, por isso, é importante considerar o clima da sua cidade na hora de escolher.

Algodão Egípcio

roupa de cama em algodão egípcio

Em primeiro lugar, um dos tipos de tecidos mais comuns e tradicionais de roupa de cama é o algodão egípcio. Isso acontece porque trata-se de um material sofisticado que ao mesmo tempo oferece conforto e durabilidade.

Além de oferecer poucas reações alérgicas, são perfeitos para qualquer época do ano.

Algodão pima

O algodão pima se destaca pela qualidade de sua fibra. Trata-se de uma fibra mais fina e mais longa em relação ao algodão egípcio. Roupas de cama produzidas com esta matéria prima possuem alta durabilidade.

A alta resistência dos fios permite que o tecido não fique com bolinhas mesmo quando lavado na máquina de lavar, por exemplo.

Linho

Outra opção interessante é o linho, feito de fibras naturais de origem vegetal, que confere mais resistência. Além disso, é também um tipo de tecido bom para quem sofre com alergias.

Microfibra

Roupas de cama produzidas em tecido de microfibra, é bastante popular na casa dos brasileiros. Feita a partir do poliéster, oferece bastante resistência e durabilidade. Também é um material antialérgico.

O tecido de microfibra oferece um toque bastante macio, sendo muito usado em edredons e cobertores, excelente para noites mais frias.

Seda e cetim

As peças de seda e cetim são uma das opções mais chiques para roupas de cama, pois têm uma textura altamente agradável e ainda são visualmente belas. 

São tecidos frescos e agradáveis ao toque, sendo bastante comum em dias mais quentes.

Uma opção que vem ganhando força quando falamos de enxoval, são os itens fabricados em fibra de bamboo. Estes itens possuem o toque muito similar à seda e ao cetim, sendo muito comum para as regiões mais quentes, pois proporcionam frescor ao toque.

Percal

O material percal, também chamado de malha mista, é um tecido que se compõe, no geral, com 50% algodão e 50% poliéster. No entanto, em alguns casos, pode ser puro também.

É um tecido que amassa pouco, tem boa durabilidade e ainda é macio. 

Roupa de cama com textura: como escolher?

Outro ponto a se considerar para quem quer saber como escolher a roupa de cama é o jogo de texturas. A textura nada mais é do que o processo de tocarmos em um objeto e sentir o aspecto da “pele” dele, seja lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada.

Quando o assunto é decoração, você pode apostar em itens mais decorativos com diferentes texturas, como é o caso de peseiras e almofadas, por exemplo!

Roupa de cama: cuidados essenciais

Assim como escolher a melhor roupa de cama, é essencial saber cuidar dela para que ela possa durar bastante tempo. Para isso, você deve levar em conta atividades como lavar corretamente, passar de acordo com a etiqueta e dobrar as peças de forma organizada!

Cuidados na lavagem

Para ajudar na lavagem da sua roupa de cama, é importante, antes de tudo, sempre conferir os símbolos de lavagem que ficam nas etiquetas das peças. 

São eles que vão orientar se você pode lavar as peças na máquina ou apenas na mão, por exemplo. Na hora de lavar, ainda, você deve considerar as cores e os tecidos das peças. 

Peças brancas e de tons claros devem sempre ser lavadas separadamente daquelas de cores escuras ou coloridas para evitar que as primeiras sejam manchadas.

Cuidados ao passar

Da mesma forma, para passar corretamente as roupas de cama, é muito importante verificar as informações contidas nos símbolos das etiquetas para evitar queimar ou desbotar as peças.

Alguns tecidos e materiais não permitem que sejam passados, já outros podem durar mais quando esse processo é feito. 

Como dobrar a roupa de cama

como dobrar roupa de cama corretamente

Por fim, outro cuidado que você deve ter é na hora de dobrar as roupas de cama. A maioria das peças são simples de dobrar, no entanto, há muitas dúvidas quando o assunto é lençol de elástico.

Para fazer isso corretamente, você deve seguir os seguintes passos: 

  1. Estique o lençol: você deve achar os pontos de costura para que possa esticar todos eles;
  2. Cruze as pontas: você deve pegar as duas pontas de um mesmo lado do lençol para virá-las ao avesso, em seguida, será preciso empurrar as pontas invertidas e enfiá-las dentro das pontas do lado oposto, de forma a cobri-las;
  3. Alinhe os lados: com metade do tamanho do lençol, apresentando dois pares de costuras, será o momento de esticar tudo sem deixar de manter as costuras alinhadas;
  4. Dobre em três partes: por fim, você deverá dobrar o lençol em três. Comece a dobrar o lado esquerdo até o centro e, depois, fazer isso no lado direito. O retângulo resultante será dobrado em três novamente!

Como organizar a roupa de cama?

Agora que você tem dicas para lavar, passar e dobrar as roupas de cama, a etapa final, naturalmente, é guardar. Você sabe como organizar as roupas de cama?

Escolha um local para todos os itens

Em primeiro lugar, é muito importante escolher um lugar exclusivo para colocar todas as peças da sua roupa de cama. Pode ser um local do seu armário do quarto ou então em outro cômodo da casa que fique mais fácil.

Para escolher o melhor e mais apropriado local, o ideal é mapear todos os itens que você tem. Assim, não correrá o risco de não caber todos. Deixar todas as peças desse gênero juntas ajuda na hora de procurá-las.

Separe as peças por tipos e cores

Em segundo lugar, após ter o ambiente apropriado para guardá-las, você deve sempre subdividir as peças por tipos, o que vai igualmente ajudar a encontrar algo mais específico. 

No caso de serem itens que serão usados em conjunto, você pode colocar um dentro do outro para ganhar espaço. Se você tiver muitas peças de um tipo de item, você também pode procurar separar por cores.

Utilize gavetas, caixas e embalagens

Por fim, para dispor melhor as peças, você pode tanto aproveitar as gavetas do armário como investir em caixas e embalagens organizadoras para isso. 

Como as peças serão armazenadas em ambientes fechados, é ideal colocar sachês para evitar mofo e deixar as peças mais perfumadas.

Veja também: Como organizar roupa de cama? Veja como usar bem os espaços

Conclusão

Nesse texto a gente apresentou diversas dicas para quem quer aprender como escolher a roupa de cama ideal. Entre os aspectos a serem considerados, você deve levar em conta as cores do quarto, a quantidade de fios e o tipo de material das peças escolhidas.

Além disso, mostramos formas de garantir maior durabilidade da sua peça a partir de cuidados essenciais ao lavar, passar, dobrar e guardar os itens de cama.

Agora que você já sabe como escolher a roupa de cama, está na hora de conferir as Roupas de Cama de Luxo Artelassê!

O que achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.