Como arrumar camas chiques? Veja alguns truques e dicas incríveis

Um dos hábitos mais comuns que temos ao acordarmos é arrumar a cama. No entanto, a forma como fazemos isso pode deixar o quarto mais ou menos bonito. 

Seja qual for o seu estilo, você sabe como arrumar camas de forma que elas exaltam a beleza do seu cômodo? A boa notícia é que um quarto com uma cama arrumada com sofisticação pode ser mais simples do que você imagina!

Então, como arrumar camas chiques? É o que você vai descobrir neste artigo. Desde o básico da arrumação até o toque final, cada detalhe importa, principalmente quando o assunto é como arrumar camas chiques.

Ao longo desse artigo, você vai aprender como arrumar camas de casal simples e como decorar camas de casal da melhor forma que funcione para exaltar toda a exuberância do seu quarto!

Veja também: O que é Pillow top? Conheça essa tecnologia para dormir melhor

Importância de uma cama bem arrumada

Em primeiro lugar, você sabe qual é a importância de ter uma cama bem arrumada? Além de ser o primeiro passo do dia em busca de uma vida organizada, mesmo que pareça apenas simbolicamente, ter uma cama bem arrumada apresenta uma série de benefícios na prática também.

Arrumar a cama pode mudar completamente seu dia. Alguns dos pontos importantes para se considerar na hora de arrumar bem a cama, inclusive quando se trata de uma cama chique também, são, por exemplo:

  • Ter a sensação de menos sujeira e bagunça no quarto;
  • Adoção de uma vida mais disciplinada, afinal, você faz isso todos os dias;
  • Sensação de bem estar duradoura e contínua durante o dia;
  • Por fim e mais importante, dormir melhor!

Esse último ponto, inclusive, trata-se de um dado comprovado pela National Sleep Foundation, instituição que é especializada no tema sono. 

A pesquisa apontou que a probabilidade de ter uma boa noite de sono é 19% maior em relação a quem não tem essa prática.

Livros como é o caso do “Poder do Hábito”, escrito por Charles Duhigg, reforçam essa ideia de que a produtividade do seu dia pode estar associada também com hábitos de arrumar a cama.

Uma dica extra para que você consiga adotar esse hábito no seu cotidiano e sentir os benefícios que ele promove a  longo prazo é justamente buscar fazer isso mais vezes ao longo da manhã.

Em outras palavras: para reforçar esse hábito, você pode também arrumar a cama de outras pessoas. Além disso, você pode seguir uma rotina fixa após essa atividade para que o hábito se consolide mais facilmente.

Cuidados básicos para arrumação da cama

Embora seja importante saber como arrumar camas chiques e dignas de capa de revista, a cama deve manter alguns cuidados básicos para garantir o conforto de quem dorme nela. Por exemplo:

  • Sempre contar com um bom colchão;
  • Ter roupas de cama reservas para sempre repor na hora da limpeza;
  • Nunca esquecer de observar as recomendações da etiqueta para garantir a durabilidade do produto!

Uma dica extra: é preciso pensar em sempre prolongar ao máximo o tempo útil do seu colchão, por isso, investir em protetor de colchão é importante para sua preservação, além de ser prático e higiênico.

Decoração: como ter uma cama dos sonhos?

decoracao-de-camas

Aqui vamos trazer três dicas para uma decoração de cama pensada para quem se pergunta como arrumar camas de hotel, afinal, é uma ótima referência de sofisticação, não é mesmo?

Antes de tudo, vamos citar alguns dos elementos que podem compor a decoração de uma cama chique e depois falar sobre alguns itens específicos na hora de pensar na arrumação. Fazem parte da cama itens como, por exemplo:

Agora que você já sabe todos os itens que você pode explorar, nesse tópico e nos demais, iremos trabalhar dicas para aproveitá-los da melhor forma possível para arrumar camas chiques!

Aposte em mais travesseiros e almofadas

Uma das principais formas de levar glamour para sua cama é apostando em muitas almofadas e travesseiros! Não importa se você precisa apenas de dois travesseiros para dormir. O objetivo aqui é deixar sua cama digna de foto de Pinterest, então, quanto mais melhor.

E mais elegante fica uma cama com mais almofadas. Na hora de dormir, provavelmente será necessário retirar parte dessas almofadas em excesso, porém ao longo do dia, que é a maior parte do tempo, ela está arrumada de forma muito bonita.

Uma outra dica relativa ainda a almofadas é usar itens maiores sempre na parte de trás e deixar os mini-travesseiros na frente, para que eles possam gerar um contraste e uma relação de hierarquia. Sempre brinque com os tamanhos para que todos sejam levados em consideração.

Colchas e mantas 

Ainda sobre a cama, você pode investir em colchas e mantas! As mantas são uma excelente escolha pois são fáceis de achar, baratas e, principalmente, servem para aquecer. Por isso, o ideal é buscar uma manta para decorar camas que sejam de qualidade e bonitas!

O tamanho das colchas e mantas, por exemplo, dependem sempre do tamanho da sua cama. Mas quanto mais você ousar e diversificar nas colchas e mantas, mais chique fica, não é mesmo? 

Pense nas cores e combinações

Além de optar por almofadas, colchas e mantas, é importante também saber harmonizar as cores desses itens. Claro que isso depende do gosto pessoal de cada um, mas seja tons mais neutros ou tons mais coloridos, eles precisam estar em sintonia visual!

Investir em almofadas de cores, texturas e estampas diferentes mas que conversam bem entre si também é uma forma de deixar sua cama mais elegante e estilosa!

Passo a passo para arrumar uma cama

Antes de saber escolher bem os itens para como arrumar camas chiques, é importante também saber qual é o passo a passo para arrumar camas, de modo geral.

O primeiro passo para essa arrumação de uma cama é colocar um pillow top, depois o protetor de colchão, em seguida o lençol de baixo na cama. Os melhores lençóis de baixo já vem elástico, se mantendo sempre esticado e arrumado. 

É importante sempre observar as costuras do lençol para que elas nunca fiquem para cima. Você pode, por exemplo, passar a mão sobre os lençóis para dar um acabamento final.

Após ter colocado o lençol, você pode colocar, em seguida, o lençol de cima que faz parte do seu jogo de cama. A ideia ao abrí-lo é fazer uma dobra de cerca de 30cm em relação a cabeceira para o centro da cama!

Agora é a vez das colchas de cama que falamos antes. Você deve abri-la na cama e ajustar preferencialmente de início as laterais e frente da cama a fim de manter uma queda proporcional em ambos os lados. A segunda etapa é fazer uma dobra de aproximadamente 30 cm a partir da cabeceira.

O passo seguinte nessas etapas é colocar a fronha dos travesseiros. Caso você use 4 travesseiros, você pode, por exemplo, colocar duas fronhas lisas e combinar com duas fronhas que tenham algum detalhe que combine com o jogo de lençol e demais peças da cama.

Após isso, onde colocar os travesseiros? Eles devem ficar na horizontal e deitados na cabeceira da cama, caso sejam dois. Sendo mais, como no caso de quatro travesseiros, você  pode deixá-los na diagonal entre a cabeceira e a cama para apoiar nos outros travesseiros.

Como arrumar camas chiques? Confira 5 dicas!

Dicas de como arrumar camas chiques de casal

A primeira e mais valiosa dica que você deve ter em mente para saber como arrumar camas chiques é entender que uma boa cama posta tem muitos elementos. Esse é o seu principal diferencial! 

Travesseiros de Apoio

Os travesseiros são uma peça essencial para qualquer cama, não é mesmo? Uma dica para os travesseiros de apoio, os que você não usa para dormir, é usar porta travesseiros em matelassê ou fronhas, deixando o conjunto mais elegante.

Os travesseiros de apoio podem ficar disfarçados atrás dos travesseiros principais, ou seja, os travesseiros de dormir! Eles ficam apoiados entre a cabeceira e os travesseiros para dormir. 

Travesseiro de dormir

Um travesseiro inadequado pode trazer dores nas costas, pescoço e cabeça. Apesar do foco ser uma cama chique, você precisa investir em qualidade para esse item.

Uma dica de ouro para escolher um travesseiro para dormir é que ele seja capaz de adaptar a sua necessidade individual, se a pessoa dorme de lado, o travesseiro certo deve acomodar bem o ombro e a cabeça. se dorme de barriga para cima o travesseiro deve ser baixo, etc… 

Lençol de baixo

Como já falamos anteriormente, o lençol de baixo ou o lençol de elástico é o primeiro lençol a ser colocado na cama. Você sabe como escolher um lençol?

Com relação à gramatura, por exemplo, quanto maior for a quantidade, mais macio será o lençol. O mínimo de fios para que um lençol seja bom e resistente, inclusive, é de 200 fios por polegada quadrada! 

Lençol principal

O lençol de cima, também chamado de lençol de cobrir, deve sempre estar bem esticado. Ele tem a função de “proteger” as colchas, edredons, etc… sendo lavado com mais frequência. 

Vale ressaltar que esse sobre lençol é opcional, mas quando se trata de camas chiques, ele faz a diferença! Então é importante considerar, por exemplo, que ele combine com o restante das peças.

Uma dica que une os dois lençóis – seja o de baixo como o principal – é comprar jogos de lençóis, pois, dessa forma, você  pode buscar harmonizá-los e deixá-los o mais elegantes possível de forma que eles combinem!

Saia para cama box

Um bom jogo de cama sempre contém uma saia para cama! Camas box, por exemplo, ficam mais elegantes quando se opta por uma saia.

Usando a saia para cama é possível esconder o acabamento em metal que existe na quinta das camas. Existem vários modelos de saia para cama box, como, por exemplo, franzida, drapeada, lisa e matelassê. A elegância vai estar na harmonia!

Dica extra: Cama cebola

como arrumar cama cebola

Um tipo de cama muito chique é a cama cebola. Ela leva esse nome porque tem diversas camadas. Antes de ler o passo a passo, veja o que é preciso para montar uma:

  • 1 jogo de cama completo, com lençol, fronhas e os demais itens;
  • 1 colcha (também conhecida como cobre-leito);
  • 2 porta-travesseiros (em geral acompanha a colcha);
  • 1 edredom;
  • 1 manta decorativa;
  • 5 almofadas, de diferentes tamanhos (ou mais);
  • 1 cobertor ou manta de microfibra;
  • 4 ou 6 travesseiros.

Para ter uma cama cebola, você deve, em primeiro lugar, colocar o jogo de cama normalmente na cama, como ensinamos anteriormente. Feito isso, a manta ou o cobertor pode ser colocada por inteiro na cama ou dobrada pela metade.

Já a colcha matelassê deve ser colocada sobre a roupa de cama, virando um pouco a barra, de forma a aparecer o verso do produto, que, em geral, coordena com o jogo de cama.

Aproveite e confira roupas de cama em promoção no Outlet da Artelassê!

Não é preciso que o cobertor ou a manta fique à mostra, mas é importante deixar mais espaço para expor a colcha e o edredom. 

No geral, se usam 4 travesseiros para compor esse tipo de cama chique. São 2 com fronhas de jogo de cama de luxo e 2 com porta-travesseiro – que fazem parte do conjunto das colchas! 

Após isso, você deve colocar o edredom, com a opção de vestir toda a cama ou a metade, dobrando-o ao meio.

Em último lugar, se coloca a manta decorativa, nos pés das camas e, da mesma forma, as almofadas ficam perto dos travesseiros, que será responsável por dar o toque final! 

Conclusão

Nesse artigo você foi capaz de descobrir o poder de uma cama arrumada. Além de deixar a vida mais organizada, é um hábito que faz bem até para a sua saúde.

E quando se trata de arrumar camas, você também já sabe como arrumar camas de forma geral, como fazer uma cama cebola e como arrumar camas chiques nos mínimos detalhes!

Então se você está procurando a melhor roupa de cama de luxo, confira nossos produtos no site de enxoval Artelassê!

O que achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.