Como ter uma noite de sono revigorante?

Com a correria da vida moderna, é muito comum ouvir reclamações de pessoas com dificuldade para dormir. 

Várias pessoas deitam na cama mas não conseguem pegar no sono, mesmo estando cansadas. Em alguns casos, elas até conseguem dormir, mas acordam várias vezes durante a noite. 

Já em outros, pode acontecer a privação de sono, ou seja, há quem não consiga dormir o suficiente durante a noite, seja por excesso de trabalho ou de estudo.

Um sono profundo, sem interrupções e realmente revigorante é um dos maiores presentes que podemos dar ao nosso corpo e mente. 

Depois de uma noite bem dormida, sentimo-nos frescos, fortes e inspirados, prontos para enfrentar os desafios do dia a dia, e abraçar todos os seus momentos mágicos com a energia renovada.

Mas o que podemos fazer para, de fato, melhorar a qualidade do sono? Ter hábitos saudáveis, por exemplo, fazem maravilhas para o sono. Confira algumas dicas simples que podem te ajudar a ter uma noite de sono revigorante. Boa leitura!

Por que é importante ter um sono tranquilo e com qualidade?

Para se ter um sono tranquilo e com qualidade, dormir a quantidade de tempo mínima é fundamental, principalmente quando se deseja se sentir descansado.

A maioria das pessoas adultas necessitam dormir de sete a nove horas regularmente para acordar bem dispostas, como mostra a National Sleep Foundation.

Durante as horas de sono, nosso organismo realiza diversas funções com o objetivo de restaurar o corpo, seja através do crescimento muscular, da síntese proteica ou até mesmo da renovação dos tecidos.

Por isso, regular o sono é essencial para que seja possível regular também o nosso organismo.

Quais benefícios uma boa qualidade do sono pode proporcionar?   

Ter um sono revigorante e uma boa noite de sono podem nos ajudar tanto fisicamente como mentalmente. Entre os principais benefícios, podemos citar:

  • redução do estresse e da ansiedade;
  • melhora do humor e da memória;
  • controle maior do apetite;
  • rejuvenescimento da pele
  • melhor no sistema imunológico.

6 dicas para ter uma noite de sono revigorante   

E afinal, como conseguir ter, de fato, uma noite de sono revigorante? A seguir, vou te trazer 6 dicas para fazer o processo de dormir ser muito mais prazeroso e tranquilo.

Mulher relaxada lendo um livro à noite na cama

Evite estimulantes antes de se deitar   

Antes de ir para a cama, não faça uso de substâncias como nicotina, cafeína e álcool. Todas elas  estimulam o corpo e perturbam o sono, podendo impedi-lo de dormir bem ou, ainda que você consiga dormir, sofra um sono agitado.

Crie um ritual para a hora de dormir   

Meditar, ler, aromaterapia ou um banho quente e perfumado são práticas que relaxam o corpo. A ideia é criar o ambiente perfeito para relaxar, descansar e desfrutar. Se desligue do mundo exterior e crie a sua rotina relaxante para a hora do sono.

Tenha uma boa alimentação   

Tenha uma boa alimentação: Somos o que comemos e a comida que ingerimos tem um impacte direto na qualidade do nosso sono. 

Por isso, evite refeições pesadas antes de dormir e evite o açúcar. Quanto mais açúcar ingerimos durante o dia, mais probabilidade teremos de acordar a meio da noite.

Faça exercícios físicos

Pessoas que fazem exercício também dormem melhor. Ao praticar atividade física, nosso corpo consegue relaxar e descansar, provocando um sono mais profundo e com maior qualidade, o que aumenta nossa disposição no dia seguinte.

Além disso, o exercício ajuda nosso corpo a diminuir a ansiedade e os sintomas depressivos, que são causadores de insônias.

Evite o uso excessivo do celular e equipamentos eletrônicos   

Para a nossa mente descansar de verdade, é fundamental fazermos também uma higienização do sono. E tudo isso começa evitando telas de celular, tablet ou computador quando estiver próximo da hora de dormir.

Mantenha as roupas de cama limpas e confortáveis   

Em último lugar, ter um sono revigorante também depende do nosso conforto físico no 

espaço de dormir, ou seja, a cama. Para isso, é importante sempre manter as roupas de cama limpas e macias, para que os tecidos não possam ser um fator de incômodo.

Conclusão   

Ao longo do texto, eu te mostrei como é importante ter um sono revigorante e quais são os principais benefícios, desde a melhoria do humor até a melhora do sistema imunológico.

E, claro, também trouxe uma série de dicas para te ajudar a ter um sono tranquilo. São essas dicas simples que podem fazer toda a diferença na hora de dormir e tornar esse momento muito melhor!

Uma das que eu te falei foi sobre manter as roupas de camas confortáveis. Para isso, você pode comprar um jogo de lençol completo ou demais peças para completar o seu enxoval de luxo na nossa loja de roupa de cama online Artelassê!

O que achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.