Você sabe o que é poliéster? Conheça as principais vantagens desse tecido e seus principais usos!

Quando estamos montando o enxoval, é muito comum ficar em dúvida com a variedade de materiais e fibras disponíveis no mercado. 

Conhecer os tecidos é muito importante quando o assunto é escolher roupa de cama, afinal, cada material tem suas vantagens e desvantagens. 

Um deles é o poliéster, uma fibra sintética muito popular. 

Mas, você sabe reconhecer esse tipo de tecido? Se você tem curiosidade de saber mais sobre a qualidade desse material, está no artigo ideal. 

Aqui não vamos só explicar o que é poliéster, mas vamos também falar sobre os seus usos, suas vantagens, seus impactos ambientais e, ainda, tirar todas as dúvidas sobre como lavar, passar e secar materiais com esse tecido. 

Acompanhe nosso conteúdo!

Como arrumar camas chiques? Leia nosso artigo e descubra todos truques e dicas incríveis

O que é poliéster?

Para entender o que é poliéster, é preciso começar explicando que ele se classifica, dentro da química, como uma categoria de polímeros, na qual tem o grupo funcional éster na cadeia principal.

Trata-se de uma fibra sintética produzida a partir do petróleo. O poliéster é um tecido bastante popular e ainda possui diversas derivações.

No entanto, o termo serve como sinônimo de politereftalato de etileno, também conhecido como PET, sendo tecnicamente um plástico. 

Uma das principais características do poliéster é que ele é termoplástico. Isso significa dizer que esse material consegue ser aquecido em altas temperaturas sem perder suas propriedades químicas.

Dessa forma, ele pode ser moldado para a fabricação de diversos materiais diferentes, como é o caso de roupas de cama.

De onde surgiu este tecido: conheça a história

Agora que explicamos o que é poliéster, está na hora de falar também sobre como ele foi criado. 

Os responsáveis pela criação desse material foram os químicos britânicos John Rex Whinfield e James Tennant Dickson.

Em 1941 eles patentearam o politereftalato de etileno (PET) com o apoio da pesquisa de Wallace Carothers. O primeiro poliéster criado por eles levou o nome de terylene.

Após 10 anos, em 1951, a empresa Dupont lançou o dacron, a segunda fibra de poliéster criada. Ela foi desenvolvida a partir da compra dos direitos autorais do terylene.

Na década seguinte, em 1960, a produção de fibras de poliéster começou a crescer ainda mais, chegando a uma fatia de 30% do consumo nos Estados Unidos. Atualmente, o poliéster é um tecido amplamente popular em todo o mundo.

O avanço da tecnologia,também permitiu transformações na fibra de poliéster, que fez com que ele expandisse em relação às suas aplicações possíveis no mercado.

Poliéster: conheça as vantagens de utilizar este tecido

conheça as vantagens em usar poliéster

Por ser muito usado na fabricação de materiais, não é à toa que o poliéster apresenta uma série de vantagens, sendo elas:

  • Alta resistência e durabilidade;
  • Facilidade na hora de secar;
  • Alta retenção de cor.

A seguir, vamos falar sobre os três principais benefícios de investir nesse tecido. 

Alta resistência e durabilidade 

Em primeiro lugar, o poliéster se destaca por ser um tecido de grande resistência e durabilidade. É um material que não fura nem desfia com facilidade, o que vai fazer com que seu tempo de vida útil seja maior.

Sua baixa capacidade de absorção de umidade, juntamente com sua resistência ao impacto, faz com que o tecido pouco se altere quando está molhado ou seco. 

Por ser um tecido bastante elástico, ele apresenta pouco encolhimento após lavagem e não amassa com facilidade. Ou seja, não há necessidade de passar com muita frequência peças de roupa e cama com essa fibra.

Facilidade na hora de secar 

A segunda vantagem do poliéster é que ele seca muito mais rápido em relação a outros tecidos. Isso faz com que ele seja indicado como um tecido de moda praia, sendo bastante usado para confeccionar biquínis, sungas e maiôs. 

Da mesma forma, acaba sendo indicado também para a moda fitness, visto que o corpo costuma suar após exercícios físicos.

Alta retenção de cor

O terceiro ponto diferencial do poliéster é que ele garante uma grande retenção de cor. É comum que os materiais passem a perder a cor após as lavagens. No entanto, isso não acontece com o poliéster.

Esse tecido consegue reter muito bem tingimento por mais tempo, ainda que o material seja exposto à radiação solar. Isso faz com que a sensação de peça nova dure por muito mais tempo.

E se a peça for estampada, essa retenção continua a mesma. Além de garantir uma sublimação impecável, o poliéster oferece a característica brilhante e acetinada da peça.

Onde encontrar o Poliéster no seu enxoval?

conheça as peças que levam poliéster como o edredom

Como falamos, o poliéster apresenta diversas aplicações no mercado. Ele é amplamente usado em roupas, enchimento de almofadas, em pneus, em tintas em pó, em telas de LED e nas famosas garrafas PET. 

Quando pensamos em enxoval, ele também constitui a composição de muitas peças, como é o caso de toalhas, cortinas e edredons, pillow top e enchimentos para almofada. 

Poliéster: tudo o que você precisa saber

principais cuidados para lavar poliéster

Outras dúvidas que podem surgir em relação ao poliéster dizem respeito aos cuidados com o tecido. Você pode se perguntar, então: como lavar, passar e secar o poliéster?

Em primeiro lugar, fica a dica que vale para todos os tecidos: leia as recomendações da etiqueta antes da lavagem. A melhor maneira de cuidar das peças é seguindo os cuidados de conservação listados na etiqueta.

A seguir, vamos falar sobre algumas recomendações que valem para esse tipo de fibra.

Como lavar?

A lavagem de tecidos de poliéster costuma ser bastante simples. Para preservar as fibras deste tecido, o ideal é lavar as peças à mão. É indicado também usar água morna, pois ela ajuda a remover a sujeira das roupas sem danificar. 

Para lavar roupas de cama de poliéster na lavadora, você deve usar o ciclo mais rápido, sempre evitando centrifugar. Além disso, o poliéster é conhecido por causar bolinhas nas roupas de cama devido ao atrito de tecidos. 

Para evitar esse problema, você deve sempre lavar as peças de tecidos diferentes de maneira separada. Na hora de tirar da máquina, faça isso quando elas estiverem levemente úmidas. Dessa forma, você consegue evitar rugas e o acúmulo da estática.

Como secar?

É também preciso ter cuidado na hora de secar os materiais. No caso do poliéster, como falamos, ele possui uma secagem muito rápida. A melhor maneira de secar é deixá-lo no varal ao ar livre, ou seja, naturalmente.

Porém, caso deseje usar secadora, use sempre uma temperatura baixa. Isso se faz necessário porque esse material pode encolher ou derreter quando exposto a altos níveis de calor.

A depender do modelo da secadora, a baixa temperatura costuma ser segura para a maioria dos tecidos de poliéster.

Como passar?

Por fim, quando o assunto é passar peças de poliéster, vale a mesma dica que o uso da secadora: sempre temperaturas baixas. Esse tecido pede ferros com baixos níveis de calor, pois, como falamos, ele pode derreter ou encolher com o calor excessivo. 

Poliéster com elastano

Um tipo de combinação que muito se fala também é o poliéster com elastano. O elastano também é uma fibra sintética derivada do petróleo. Seu nome popular é lycra.

Trata-se de um tecido que costuma ser apenas uma parte da constituição de um tecido, nunca sendo 100% a composição de um material. Além disso, o poliéster costuma conferir mais resistência, elasticidade e qualidade ao material. 

Dessa forma, o poliéster com elastano é uma excelente opção para peças que precisam esticar, como legging e roupas de banho.

Conclusão

Se você queria saber mais sobre o que é poliéster, a gente te deu um guia completo sobre esse tecido. Entre as principais vantagens dessa fibra sintética, está a alta resistência e durabilidade; a facilidade na hora de secar e, ainda, a forte retenção de cor.

Para cuidar bem do poliéster, é preciso ter atenção nos processos de lavar, secar e passar, principalmente em relação à temperatura da água, secadora e ferro: o tecido é bastante sensível ao calor.
E agora que você já sabe o que é poliéster, já sabe qual escolher para suas roupas de cama? Confira as Mantas e cobertores da Artelassê!

O que achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.