Como lavar o travesseiro? Conheça as melhores técnicas

A sensação de deitar em uma cama confortável, cheirosa e limpinha é maravilhosa. No entanto, para isso, é preciso ir além da limpeza da fronha e dos lençóis. É necessário também limpar bem o travesseiro.

Você sabe como lavar o travesseiro? Tanto na máquina como na mão, e a depender do tipo de material que esse item é feito, há várias técnicas para lavar um travesseiro e garantir sua durabilidade e limpeza.

Se você quer saber mais como lavar o seu travesseiro, então, está no lugar certo! Ao longo do texto não só vamos falar da importância de ter um travesseiro limpo, mas vamos ensinar tudo que você precisa saber sobre como lavar um travesseiro. Boa leitura!

Veja também: O que é Pillow top? Conheça essa tecnologia para dormir melhor

Por que é importante ter um travesseiro limpo?

Ter um travesseiro limpo é muito importante não só para uma boa noite de sono, mas também para sua saúde. Quando não se troca ou não faz a higienização deste item com frequência, é comum que ácaros se alojem no travesseiro. 

Isso acontece porque o travesseiro mantém microclimas favoráveis ao surgimento de microorganismos. Além de quente e úmido, ele é cheio de secreções naturais que eliminamos durante a noite. 

Se o travesseiro está cheio de ácaros, é possível que a pessoa desenvolva problemas respiratórios como alergia e asma. Esses sintomas podem ser percebidos através de espirros, coriza, coceira no nariz e garganta. 

No entanto, além de problemas respiratórios, o travesseiro sujo – juntamente com a fronha suja – também pode provocar acnes no nosso rosto.

A acne pode ser desencadeada por atrito ou contato com determinados materiais, o acúmulo de sujeira e óleo do ambiente são transferidos de volta para a pele, provocando as espinhas.

Sendo assim, ter um travesseiro bom e limpo é essencial para quem quer evitar problemas como esses.

Como conservar o seu travesseiro sempre limpo?

Para ter um travesseiro limpo, além de lavá-lo com frequência, é importante também investir em outros hábitos importantes que vamos falar agora.

Utilize capas protetoras e fronhas

Proteger os travesseiros com capas e fronhas é essencial. Há vários tipos, com diferentes materiais, no mercado.

Como falamos antes, os travesseiros podem acumular microorganismos que provocam alergias. Dessa forma, os protetores ajudam bastante nesse processo.

Além da fronha, escolher uma capa impermeável e anti alérgica ajuda a evitar o desenvolvimento de alergias, uma vez que impede a passagem dos ácaros na hora de dormir.

Vale ressaltar que as capas devem ser lavadas com a mesma frequência das fronhas, de uma a duas vezes por semana. 

Outro ponto bastante positivo das capas e fronhas é que elas oferecem maior durabilidade para o próprio travesseiro.

Areje o travesseiro e evite o sol direto

Uma segunda dica importante é deixar o travesseiro sendo ventilado e arejado pelo ambiente pelo menos uma vez por mês. 

Você pode aproveitar para “bater” os travesseiros e remover o excesso de poeira. No entanto, nesses momentos de ar fresco para o travesseiro, é muito importante evitar a luz solar direta.

Isso acontece porque o excesso de luz solar favorece a reprodução das bactérias. Manter o travesseiro sempre seco também ajuda a evitar a proliferação de micróbios, fungos e bactérias.

Troque o travesseiro a cada 2 anos

Os travesseiros têm data de validade e não podem ser usados para sempre. Isso acontece devido ao fato de que, ao longo dos tempos, diversos microorganismos se acumulam nesse item.  

Para não correr o risco de ficar em contato direto, é importante fazer essa renovação periódica. Da mesma forma, trocar travesseiros amarelados e com mofo é muito importante, principalmente, para evitar problemas respiratórios, como espirros e alergias.

Cuidados antes de lavar o travesseiro

como-lavar-travesseiro-amarelado

Antes de lavar o travesseiro, também, é preciso tomar alguns cuidados para que a limpeza seja a mais eficiente possível.

Verifique o material do travesseiro

Em primeiro lugar, você deve verificar sempre qual é o tipo de material que compõe o travesseiro. Isso é importante pois, a depender de qual for, ele tem uma lavagem diferente e, ainda por cima, pode ter restrições.

Com isso, você consegue garantir o tempo útil de vida do travesseiro e não corre o risco de estragá-lo.

Observe o estado do travesseiro

É importante também saber se eles estão em bom estado. Quando o tecido está rasgado e é colocado na máquina, isso pode fazer um grande estrago, deixando o eletrodoméstico cheio de espuma, por exemplo. 

Vale também verificar se seu travesseiro está amarelado ou tem manchas escuras. Nesses casos, é preciso trocar por novas peças, pois apenas lavar não garante que eles estarão devidamente higienizados. 

Lave a fronha e a capa separadamente

Antes de tudo, retire o kit fronhas e capas protetoras, afinal, elas devem ser lavadas separadamente.

Essa etapa de separação é muito importante principalmente quando se lava em máquina, pois ela consegue limpar com mais eficácia. 

É importante também colocar, no máximo, 2 travesseiros na máquina. Uma pequena quantidade é importante porque quando eles ficam molhados, pesam e podem sobrecarregar o eletrodoméstico.

Afinal, como lavar travesseiro?

Agora, finalmente, chegou a hora de aprender como lavar travesseiro. Existem várias formas de lavar e também diferentes materiais. Vamos falar sobre isso nos próximos tópicos.

Como lavar travesseiro na máquina de lavar

como-lavar-travesseiro-na-maquina-de-lavar

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como lavar o travesseiro na máquina de lavar. Essa é uma das formas bastante práticas de higienizar esse item. 

Alguns dos materiais que podem ir para a máquina de lavar são: 

  • Poliéster;
  • Fibras acrílicas

Vale ressaltar que é sempre importante olhar a etiqueta com as instruções corretas de lavagem. Agora, vamos ensinar todas as etapas na hora de colocar o kit travesseiro na máquina.

Antes de tudo, tire a capa protetora ou a fronha do travesseiro. Coloque no máximo 2 travesseiros na máquina. Em seguida, adicione as quantidades de sabão e amaciante adequadas nos compartimentos da máquina. 

É muito importante selecionar o ciclo de lavagem suave. A lavagem de roupas mais delicadas garante uma centrifugação sutil e água na temperatura adequada para evitar danificar o travesseiro.

Deixe a máquina centrifugar o travesseiro sem colocar na secadora, pois ela pode deformar o travesseiro. Por fim, coloque o travesseiro para secar em um local bem ventilado até ficar completamente seco – se retirar antes, ele corre o risco de mofar!

Como lavar travesseiro a mão

Nem todos os travesseiros podem ser lavados na máquina. Em caso de travesseiros mais delicados, é preciso que a lavagem seja feita à mão. Nesse tópico vamos ensinar como é feito esse tipo de lavagem.

Em primeiro lugar, assim como na máquina, você deve retirar a fronha e a capa protetora do travesseiro, uma vez que eles são lavados separadamente.

Depois disso, você deve colocar o travesseiro de molho cerca de 60 minutos, em um balde com uma solução de água, bicarbonato de sódio e vinagre. Em seguida, com o sabão em barra, você vai lavar e esfregar suavemente o travesseiro. 

Depois, irá enxaguar o item até que todos os produtos usados na lavagem saiam. Por fim, você deve deixar o travesseiro secar totalmente antes de utilizá-lo! 

Como lavar travesseiro na lava e seca

Por fim, há também a lavagem de travesseiro na máquina de lava e seca. Vamos ensinar como é feito esse processo.

Após retirar todas as fronhas e capas que protegem o travesseiro para lavá-las de forma separada, você deverá colocar os travesseiros dentro do tambor da máquina na vertical.

É essencial selecionar sempre a programação delicada e com água fria. Dê preferência a sabões líquidos e neutros, de acordo com a quantidade que o rótulo de produto informa.

No momento de programar o enxágue, será preciso selecionar uma etapa extra. Essa é uma forma de garantir que não ficará produto no enchimento do travesseiro.

Como a centrifugação consegue tirar bastante o excesso de água presente nos travesseiros, após essa etapa, basta colocar os travesseiros  para secar a sombra e na horizontal. Isso garante que eles não se deformem. É importante não usar a secadora.

Enquanto os travesseiros secam, você pode virá-los algumas vezes e afofa-los. Com isso, eles podem voltar à forma normal mais facilmente. Depois que secarem completamente, eles podem retornar a sua cama!

Se está procurando roupas de cama em promoção, confira as ofertas imperdíveis no Outlet Artelassê.

Como lavar travesseiro: dica para limpeza profunda

Você ainda pode investir em produtos específicos para lavagem dessas peças, que ajudarão seu travesseiro a ficar mais branco, higienizado e com cara de novo por mais tempo.

Conclusão

Nesse artigo você pode aprender tudo sobre como lavar travesseiro: desde lavar à mão até lavar na máquina.

Agora que você já sabe como é feita a lavagem, está na hora de procurar por um travesseiro excelente.

Você pode comprar travesseiro confortável e de qualidade para sua cama agora mesmo. Encontre os melhores travesseiros na loja de roupa de luxo online Artelassê!

O que achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.