Cheiro para ambiente: conheça os aromas perfeitos para sua casa

Você já foi em um lar que tinha um cheiro incrível e ficou marcado na sua memória? Pois é. Ter uma casa bem perfumada é tão benéfica para quem mora como faz toda a diferença para quem visita.

Os aromas permitem que criemos conexão com os ambientes que estamos e visitamos. Sendo assim, saber escolher o cheiro para ambiente é essencial.

Ao longo do texto, portanto, vamos falar sobre perfumes de ambiente e o seu poder, qual cheiro para ambiente usar em diversos cômodos, além de como aromatizar o espaço de trabalho e dar dicas para cheiro de ambiente caseiro. Boa leitura!

Leia também:  O encanto dos aromas

O que é perfumaria de ambiente?

A perfumaria de ambientes envolve todos os produtos que são utilizados para dar cheiro ao ambiente. 

Sendo assim, os perfumes de ambiente ou aromatizador de ambientes são aqueles produtos criados para serem aplicados ou dissipados no ar e oferecer um cheiro agradável para o ambiente.

Por que manter ambientes perfumados?

Ambientes cheirosos transmitem uma sensação agradável e contribuem bastante para criar um espaço mais confortável. Claro que a limpeza é essencial, mas o cheiro do ambiente oferece um diferencial importante. 

Você já parou para pensar o porquê é tão importante manter os ambientes perfumados e como isso impacta a percepção de alguém ao cômodo? 

Muitos não sabem, mas o cheiro do ambiente tem grande poder na nossa memória olfativa. É ela quem é responsável pelas sensações que os aromas podem provocar em cada pessoa.

Como o cheiro se dissipa pelo ar, antes mesmo de entrar em um ambiente, podemos sentí-lo. Logo, o aroma do lugar é uma das primeiras coisas que notamos. Muitas das nossas sensações são geradas pelo olfato e nós nem percebemos.

Por isso, como falamos, os aromas são uma ponte de conexão com o espaço que nos encontramos. 

Por essa razão, deixar um ambiente com um aroma específico faz com que as pessoas que o visitam – bem como as que moram – sempre associam aquele espaço com um cheiro agradável.

O poder da aromaterapia no ambiente

cheiro-para-ambiente-spray

Os aromas também possuem propriedades terapêuticas capazes de alterar o estado emocional das pessoas que convivem naquele espaço. É por isso que existe a aromaterapia.

A aromaterapia é justamente a técnica que faz uso dos aromas e das partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular o cérebro.

Ela é reconhecida, inclusive, como um recurso terapêutico reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre seus efeitos no organismo, estão:

  • Promoção do bem-estar;
  • Fortalecimento das defesas do corpo;
  • Alívio de sintomas de ansiedade e estresse;
  • Indução ao relaxamento;
  • Aumento da qualidade do sono;
  • Melhora de doenças respiratórias
  • Estímulo das defesas naturais do corpo;
  • Aumento do desenvolvimento cognitivo e concentração.

No entanto, para trabalhar a aromaterapia dentro de casa, é importante procurar profissionais especializados. Os efeitos vão variar de acordo com os aromas escolhidos.

Cheiro para ambiente: 4 dicas de como perfumar sua casa

Agora, vamos falar sobre os cheiros para ambiente na prática que você pode escolher para deixar um aroma agradável dentro da sua casa.

Cheiro para ambiente: cozinha

Como todo mundo sabe, a cozinha costuma ser um ambiente onde há uma grande mistura de cheiros, que vem dos alimentos preparados nela. Para essa situação, aromas cítricos, como laranja, limão e tangerina podem combinar muito bem com esse espaço.

Outras opções de aromas são os de especiarias como, por exemplo, canela, tomilho, manjericão e erva doce. Eles são interessantes porque conseguem neutralizar cheiros fortes, como é o caso de frituras.

Cheiro para ambiente: sala de estar

óleos essenciais para cheiro de ambiente

Um dos ambientes que mais recebe visitas é a sala de estar. Geralmente,é nesse local que recebemos familiares e amigos. Sendo assim, é interessante procurar aromas convidativos e aconchegantes para esse espaço.

Esse é o caso, por exemplo, do aroma de cravo e canela, que estimula a interação e traz uma sensação de bem estar. Outras opções de aroma são alecrim, verbena e capim limão.

Cheiro para ambiente: quartos 

No geral, o quarto é um cômodo interessante para aromas que oferecem mais tranquilidade e calmaria, afinal, é o espaço em que dormimos. No entanto, também pode ser o ambiente para maior sensualidade e até mesmo concentração.

Quando o foco é descansar e dormir bem, se indica o uso de aromas que envolvam óleos essenciais de lavanda, camomila, melissa e mandarina. Se o quarto for de uma criança, é interessante priorizar o aroma de lavanda.

Em outras situações, quando a ideia é deixar um ambiente mais romântico, é interessante investir em óleos essenciais de rosa, jasmim, néroli, cardamomo, patchouli, sândalo, ylang e ambrette.

Por fim, se o quarto também é um ambiente de estudo, alguns aromas que ajudam na concentração são o eucalipto e o cedro – opções mais amadeiradas.

Cheiro para ambiente: banheiros

Por fim, os banheiros devem ser sempre associados com cheiros que causem a sensação de um ambiente limpo. Por isso, esse tipo de cômodo pede aromas mais frescos, como as tradicionais flores, como lavanda, gerânio, palmarosa e  flor de cerejeira. 

Outras essências que podem ser benéficas são aquelas bactericidas, como, por exemplo, pinho siberiano, hortelã, eucalipto, capim-santo, alecrim e citronela.

O que as lojas usam para perfumar o ambiente?

Como você já sabe, as fragrâncias possuem uma relação direta com o estímulo dos sentidos. Dessa forma, as lojas também usam isso a favor delas.

Lojas de roupas femininas, por exemplo, utilizam aromas de flores, aroeira e pitanga. A ideia é deixar o ambiente acolhedor e aumentar o tempo de permanência das mulheres e, assim, favorecer a compra de produtos.

Já as lojas de roupas masculinas apostam em essências como cedro, alecrim e acácia. Essas são opções mais amadeiradas e cítricas, que agradam mais esse público e, assim, também ajudam a aumentar o tempo do cliente na loja.

Por fim, quando o assunto é lojas infantis, os aromas mais usados são baunilha, baby e bambu. Como se trata de um ambiente mais delicado, é interessante apostar em cheiros mais suaves. 

Cheiro para ambiente: como aromatizar o seu trabalho

Quando o assunto é aromatizar o trabalho, também existem cheiros que combinam melhor com cada cômodo. 

Para escolher, em primeiro lugar, é importante entender as preferências olfativas das pessoas que estão naquele espaço – sejam elas amadeiradas, refrescantes ou orientais, por exemplo. 

Outro passo importante é entender também o perfil do seu ambiente de trabalho e, ainda, saber quais os estímulos e as sensações que o aroma escolhido pode provocar aos colaboradores e visitantes.

Recepção

A recepção é a área de entrada e, como você sabe bem, o aroma será uma das primeiras impressões que se terá do espaço. É uma área muito importante, principalmente quando o trabalho envolve a visita de clientes. 

Sendo assim, é interessante apostar em aromas que exalam uma energia positiva e a sensação de “boas-vindas”. Algumas fragrâncias amadeiradas causam essa sensação, como é o caso do topázio, cedro e noz moscada.  

Sala de reunião

No caso da sala de reunião, que é um espaço menor, não é necessário a presença frequente de uma fragrância. Você pode apostar em perfume para ambientes em spray e colocar antes das reuniões, por exemplo.

Além disso, utilizar difusor de aromas nas áreas de trabalho comuns é outra ótima opção, pois, além de dar cheiro para o ambiente, é uma bela peça decorativa que oferece um toque mais pessoal.

Copa

Semelhante ao ambiente da cozinha, a copa também tem um cheiro marcado pelas refeições, já que é o espaço onde há o manuseio dos alimentos. Por isso, fragrâncias cítricas são ótimas alternativas, como é o caso do limão, do limé, da laranja e  da mandarina.

Como fazer cheiro para ambiente caseiro?

Há quem goste de fazer misturinhas para deixar o ambiente cheiroso. Sendo assim, vamos trazer duas opções de cheiro para ambiente que você pode fazer em casa.

Incenso de ervas

cheiro-para-ambiente-automático

Uma das opções de cheiro para ambiente é o incenso de ervas. As ervas mais indicadas para fazer incenso são a alfazema, o alecrim, a hortelã, o tomilho, a erva cidreira, o pinheiro e o cedro.

É importante que elas estejam secas, para evitar que apodreçam com facilidade. Por isso, as deixe secar antes de usar. Agora, vamos para o passo a passo.

Em primeiro lugar, você deve cortar as raízes das plantas que escolheu e eliminar todas as folhas doentes. Em seguida, deve envolver um raminho destas ervas com fio de algodão. Você deve dar 2 ou 3 voltas para depois dar um nó.

Continue a enrolar o fio até a ponta oposta do ramo e garanta que o fio está  bem apertado. Vire o ramo e continue a enrolar o fio até a extremidade por onde começou. 

Após isso, pendure os raminhos secos atrás de uma porta em um lugar escuro e seco que possua uma boa circulação de ar. Antes de queimar, guarde de uma a duas semanas para que as ervas estejam secas.

Quando as ervas estiverem prontas, segure na extremidade por onde começou a enrolar o fio. Com a ajuda de uma vela, comece a queimar a ponta do ramo.

Você deve deixar queimar por 2 minutos. Assim que o fogo pegar bem, assopre lentamente. Depois, devagar, coloque o ramo em um prato de barro.

Caso queira apagar o seu ramo de incenso natural, você deve esmagar as pontas que encontram-se incandescentes. No entanto, evite usar água pois pode danificar o ramo a sua possível reutilização. 

Aromatizador com palitos de bambu

A segunda opção é investir em um aromatizador caseiro. Para isso, você vai precisar de itens como:

  • Frasco difusor;
  • Óleos essenciais de preferência
  • Palitos de bambu;
  • Vodka;
  • Água.

Em primeiro lugar, você deve encher o frasco difusor com água e adicionar algumas colheres de sopa de vodka junto a um óleo essencial de sua escolha. 

Você pode usar a proporção de 12 gotas de óleo essencial por 1/4 de xícara de água. Misture todos os ingredientes.

Depois, coloque uma extremidade do palito de bambu na solução e a deixe de molho. Após isso, inverta o palito e coloque a ponta que estava do lado de fora na solução. Feito isso, seu aromatizador está pronto!

Dica extra: quando achar necessário, inverta a extremidade do palito que está dentro da solução.

Conclusão

Nesse artigo você viu diversas dicas de aromas para o seu lar. Se você está procurando fragrâncias para deixar sua casa com um cheiro incrível, conheça a linha Aroma da Artelassê. Tudo em até 10x s/ juros e entregas em todo Brasil!

O que achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.