O que é Pillow top? Conheça essa tecnologia para dormir melhor

De forma literal, pillow top significa travesseiro de cima (do colchão). No entanto, diferente da literalidade, essa tecnologia vai muito além de uma simples almofada acessória.

O pillow top representa mais qualidade de sono, que é essencial para uma boa qualidade de vida. E se na hora de dormir todo conforto importa, você já parou para pensar o que é pillow top e como ele pode te ajudar nisso? 

Essa técnica tem sido uma opção de muitas pessoas em busca de conforto e chegou a hora de você entender como ela pode te ajudar.

Portanto, nesse artigo você vai entender tudo sobre pillow top: o que é, quais seus benefícios e, principalmente, como escolher o pillow top ideal para você. Boa leitura!

Veja também: Duvet: o que é? Conforto e sofisticação para sua cama

O que é pillow top?

Se você já viu colchões com uma espécie de almofada gigante encaixada na parte superior, é provável que você já tenha visto a tecnologia do pillow top, principalmente ao dormir em hotéis. Mas você sabe o que é pillow top?

O pillow top nada mais é do que um acessório para sua cama, podendo vir acoplado ou separado. Seu objetivo é ser uma camada extra colocada acima do colchão para deixá-lo mais macio e aconchegante. 

De forma geral, mais do que o conforto, o pillow top proporciona essa sensação sem comprometer todos os benefícios de contar com um colchão ou sofá com a densidade correta. 

Isso porque quanto mais denso é um colchão, mais resistente ele pode ser, ao mesmo tempo que é menos macio. Da mesma forma, quanto menos denso, menor é a resistência e mais macio é o material. O acessório é macio na densidade certa.

Você pode se perguntar também o que é pillow top one face. Esses são os tipos que não precisam virar o colchão, mas somente girar em torno de 30 dias. Já o pillow top double face é preciso virar e girar o colchão a cada 30 dias, no geral.

E quais são os tipos de pillow top que existem no mercado?

Alguns dos tipos de pillow top que são produzidos são:

  • Poliuretano selada de alta qualidade;
  • Látex;
  • Viscoelástica;
  • Gel;
  • Hiper AMX;
  • Plumas;
  • Fibras siliconizadas;
  • Mantas Acrílicas.

Quais os benefícios do Pillow Top?

o-que-e-pillow-top

O pillow top tem diversas vantagens que vamos explicar uma por uma. As principais vantagens são:

  • Conforto;
  • Redução de balanços

Conforto

Sem dúvidas, esse se trata do principal benefício do pillow top e principal motivo pelo qual as pessoas compram essa tecnologia: conforto.

A camada extra sobre o colchão confere uma maciez muito maior, que influencia diretamente na qualidade do sono – coisa que todo mundo busca hoje em dia.

Além disso, o conforto e alívio são sentidos para quem tem dores nas costas, por exemplo. O acessório pode ajudar na melhora da postura ao diminuir incômodos que a má posição provoca. 

O conforto também pode ser percebido de forma “interna” no organismo. Quem sofre com problemas na circulação sanguínea e que tenha se agravado por dormir em uma cama muito dura, o uso dessa peça também ajuda nisso.

O tempo de vida útil dele também pode ser maior devido a proteção que essa tecnologia oferece, diminuindo o aparecimento de manchas, ácaros e bactérias! 

Redução de balanços

Em último lugar e não menos importante está o equilíbrio. Qual é a pessoa que gosta de acordar com balanço do colchão? E é impossível ter uma boa noite de sono com um colchão ruim. 

O revestimento extra que o pillow top proporciona ajuda a diminuir os balanços quando se divide a cama com outra pessoa.

Uma vantagem extra que a manta oferece é também a sensação de estar dormindo em um colchão de hotel, provavelmente o primeiro contato que alguém tem com essa tecnologia, inclusive.

Se você sempre quis levar uma cama de hotel para casa, e gosta de se sentir abraçado ao dormir, o acessório vai te ajudar nisso com um bom custo-benefício!

Qual a diferença entre Europillow e Pillow Top?

Antes de ir mais a fundo sobre o acessório, vale entender o que significa, por exemplo europillow e qual é a diferença entre europillow e pillow top.

Em primeiro lugar, é importante saber o que é europillow, que é chamado também de eurotop. A camada Europillow surgiu para seguir os modelos de confecções europeias e oferecer colchões mais atraentes sem deixar de conferir maciez.

A diferença entre elas, portanto, é bastante visual, pois a função do conforto é a mesma. O Eurotop, por exemplo, acrescenta ao colchão um ar mais imponente. A pillow top, por sua vez, é uma manta de espuma por cima do colchão. 

Portanto, ela se trata de uma camada mais fina que a do eurotop. E o que muda, de fato, é como essa camada extra de espuma é presa.

Ortopillow

Além do europillow, também existe o ortopillow, que apresenta uma camada diferenciada e mais específica. Seu objetivo é oferecer uma manta de espuma ortopédica, tendo um conforto mais firme através da sua sustentação.

Pontos de maior pressão do corpo como joelhos, quadris e pescoço podem ser reduzidos com o ortopillow. Além disso, o ortopillow ajuda a manter a devida sustentação da coluna e articulações.  

Qual o melhor tipo de pillow top?

Não existe o melhor tipo de manta, mas sim o pillow top que seja melhor para você. No entanto, existem algumas recomendações sobre alguns tipos de pillow top que você pode se atentar. Aqui listamos 4 tipos de pillow top para você conhecer e ponderar!

Pillow top de fibra

O pillow top de fibra é feito com fibras hipoalergénicas sintéticas. Como ponto positivo, podem ser lavados nas máquinas, no entanto, em relação a outros modelos, Acrescentam basicamente mais maciez ao colchão. 

Pillow top de Viscoelástico

Em segundo lugar, tem-se o pillow top de viscoelástico. Ele tem um lado para o verão e outro para o inverno, o que leva em consideração as mudanças climáticas e como elas afetam o item. 

No entanto, é preciso tirar por vezes a capa para lavar e pode ser um pouco complicado para colocar de volta.

Pillow top de látex

O pillow top de látex pode ser sintético ou de talalay, por exemplo. Um dos seus pontos positivos é que eles são muito transpiráveis, mas devido a isso, vão perdendo conforto ao longo do tempo.

Pillow top de plumas

O acessório de pluma, por último, é feito de penas de ganso, no geral. Embora sejam mais caros e usem produtos de origem animal, eles são bem leves e confortáveis, devido a divisão homogênea das plumas! Acrescentam muito conforto e maciez na medida certa.

Qual a diferença entre pillow top e protetor de colchão?

diferença entre pillow top e protetor de colchão

Por mais que possam parecer a mesma coisa, pillow top e protetor de colchão não são.  E você sabe qual é a diferença entre pillow top e protetor de colchão

A função principal do protetor do colchão, por exemplo, é proteger o colchão das manchas. Já o do pillow top, como falamos nesse artigo, é trazer conforto e mais qualidade para o colchão.

A espessura entre esses dois itens também é diferente, sendo muito fina no caso do protetor e um pouco mais grossa no caso do pillow top. 

A impermeabilidade é regra no protetor, já no pillow top depende do material. A única semelhança entre esses dois é que ambos possuem transpirabilidade.

É preciso fazer manutenção no pillow top?

Para que você possa aproveitar ao máximo o pillow top você precisa, antes de tudo, conservá-lo. Para isso, é preciso, sim, fazer a manutenção do pillow top. É importante, por exemplo, arejar e também lavar o acessório de forma regular.

A ideia é arejar o pillow top diariamente, mas como muitas vezes isso não se faz possível, você pode buscar fazer isso uma vez por semana, ao menos. Você pode fazer isso junto com a troca da roupa de cama, de forma a criar um hábito!

Embora eles sejam antibacterianos e antialérgicos, o que contribui de forma positiva para a higiene do pillow top, é a utilização de um protetor de colchão sobre o pillow top para garantir a maior durabilidade dele.

No caso de lavagem, você precisa prestar bastante atenção às indicações do fabricante.

Existe pillow top para sofá?

pillow-top-sofa

Sim. Além da cama, ele também se aplica ao sofá. E o que é pillow top em sofá? Ele tem a mesma função de gerar conforto, no entanto, é aplicado nesse outro móvel, cobrindo seu assento

Como escolher um Pillow Top?

Por mais que seja uma escolha particular, você pode seguir algumas dicas na hora de escolher um pillow top que atenda às suas necessidades. 

Comprar um pillow top não é diferente de comprar um colchão: ele precisa ser bom para você e ter, principalmente, um custo benefício atraente.

Qual melhor material para suas necessidades?

Em primeiro lugar, você deve levar em consideração qual é o melhor material para o que você precisa. Cada tipo pode ter uma função melhor para um objetivo.

Os pillow top que são produzidos em plumas, por exemplo, são conhecidos por serem mais macios e terem maior durabilidade, o que é ideal para quem gosta de uma cama com aconchego. 

No entanto, se você é vegano, torna-se um problema: são usadas penas de ganso para sua fabricação.

Já no caso do modelo viscoelástico, por exemplo, ele consegue se adaptar bem ao formato do corpo em casos de pessoas que se mexem muito na cama. 

Além de terem propriedades antialérgicas, as opções de fibra sintética possuem a praticidade de poderem ser lavadas na máquina e preços mais acessíveis, porém com durabilidade reduzida. 

Dimensões para o melhor pillow top

Além das necessidades, é preciso levar em conta quais são as dimensões ideais para ter o pillow top que melhor converse com sua cama. Por isso, você precisa levar em conta sempre o tamanho da sua cama ou sofá.

No caso da cama, você precisa pensar que essa peça fica em cima do colchão e precisa cobrir toda área, portanto, tem de ser maior que ele. 

Para cada tipo de cama, existe um tamanho ideal, por exemplo, o pillow top para solteiro é diferente do pillow top para cama queen.

PILLOW TOP CAMA DE SOLTEIRO88cm x 188cm
PILLOW TOP CAMA DE CASAL138cm x 188cm
PILLOW TOP CAMA QUEEN158cm x 198cm
PILLOW TOP CAMA KING193cm x 203cm

E se seu tamanho não estiver nessa tabela, não se preocupe. Essas são as medidas padrão mais comuns no mercado. 

No entanto, também existem fabricantes que fazem o tamanho da pillow top sob medida para que você não tenha problemas! 

Praticidade e cuidados

Você precisa, por fim, levar em conta o quão prático aquele tipo de pillow top é, quais são os cuidados específicos com ele para poder ver se é possível e se encaixa no que você procura.

Aproveite e confira roupas de cama em promoção no Outlet da Artelassê!

Conclusão

Nesse artigo você pode entender o que é pillow top e o que significa, como escolher um acessório ideal e quais são as diferenças entre ele e outros tipos de pillow.

Agora, você ainda sabe tudo que essa tecnologia pode proporcionar para uma boa noite de sono e até mesmo para resolver problemas como dores nas costas, não é mesmo?

E como essa etapa foi concluída com sucesso, você pode querer saber agora como escolher a roupa de cama que vai fazer parte do colchão junto com o pillow top.

Portanto, se esse for seu caso, e você quiser encontrar o melhor pillow top, confira os produtos de luxo: pillow top solteiro a king do nosso site de enxoval Artelassê e sinta amor ao primeiro toque!

comprar pillow top king queen

O que achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.