Duvet: o que é? Uma peça que confere conforto e sofisticação para sua cama

Realidade forte na Europa e que tem ganhado espaço e importância no Brasil, o duvet é uma ótima opção para deixar sua cama ainda mais aconchegante. 

Além disso, a praticidade do duvet tem chamado também atenção dos brasileiros. Os duvets, por serem leves e ocuparem menos espaço, têm sido uma grande vantagem em relação a cobertores e edredons, por exemplo. 

Feito em cores lisas e neutras até os modelos com aplicação de renda, o duvet pode atender aos mais diferentes estilos!

Portanto, nesse artigo você vai entender tudo sobre duvet: o que é, como funciona, o que é recheio de duvet, qual a sua diferença em relação ao edredom e como você pode decorar seu quarto com essa peça. Boa leitura!

Veja também: O que é Pillow top? Conheça essa tecnologia para dormir melhor

Duvet: o que é?

De forma geral, o que é duvet? Duvet significa nada mais do que uma capa de tecido que envolve e protege o edredom, sendo também conhecido como capa de edredom

Ele é caracterizado por sua versatilidade, já que é uma peça fácil de lavar e guardar, além de deixar ainda mais bonita a decoração do quarto.

Para que serve o Duvet?

O duvet serve para proteger o edredom contra o pó e sujeira, além de oferecer uma roupagem nova à cama. Os duvets podem ser fabricados em tecidos 100% algodão, cetim,  entre outros materiais suaves.

Benefícios do Duvet

Agora que você já sabe o que é duvet, vamos apresentar algumas das vantagens e benefícios dessa peça.

Mais decoração para o quarto

Seja qual for o edredom que você está usando, ao comprar um duvet, você acaba tendo mais opções de recriar sua decoração com novas estampas e cores. Essa peça é uma ótima oportunidade para dar um toque diferente ao ambiente e tornar a cama chique!

O Duvet permite que você faça consideráveis mudanças na decoração do seu quarto apenas investindo em diferentes cores e estampas. Por exemplo, você pode ter um edredom liso e adquirir uma peça floral. 

Dessa forma, você vai dar uma nova cara ao seu cômodo com um item que também irá trazer mais conforto!

Facilidade em lavar e guardar

como-lavar-duvet

A facilidade em lavar e guardar o duvet é uma grande vantagem em relação ao edredom. Seu processo de higienização costuma ser simples, semelhante ao jogo de lençol, assim como guardar, pois dobrado ele ocupa pouco espaço em seu armário.  

De forma geral, o ideal é lavar roupas de cama ao menos uma vez por semana. No geral,  a capa de edredom pode ser lavada em máquinas comuns, como as que costumamos ter em casa. Não se esqueça de verificar sempre as instruções de lavagem que estão na etiqueta.

Se está procurando por roupa de cama em promoção, confira as ofertas imperdíveis no Outlet Artelassê.

O que é enchimento para Duvet?

Agora que você já sabe o que é duvet, sabia que também existe o enchimento para duvet? São enchimentos, de diferentes materiais, que proporcionam conforto e praticidade no armazenamento e na limpeza.

O enchimento é uma ótima opção e possui um excelente custo benefício, afinal, você pode apostar em diferentes capas para revezar em sua cama usando apenas um recheio, estando sempre dentro das tendências de moda.

Além disso, os recheios de capa de edredom demandam uma lavagem menos assídua. Eles podem ser lavados com intervalos maiores. Recomenda-se lavar os enchimentos e edredons a cada três meses.

Como escolher um bom enchimento de Duvet?

Para escolher um bom enchimento de capa para edredom, você deve levar em conta alguns fatores muito importantes:

  • Clima da cidade em que se encontra;
  • Quais são os materiais do duvet;
  • As medidas da cama que você vai utilizar o duvet;
  • Qual é o fechamento e acabamento do duvet.

Agora, vamos falar melhor sobre cada uma dessas variáveis.

Clima do lugar onde mora

Onde você mora faz toda a diferença na hora de escolher um enchimento para a capa do edredom e é o primeiro ponto a ser levado em consideração.

Por exemplo, se você mora em Fortaleza, localizada no Nordeste do Brasil, que costuma ser quente durante todo o ano, um recheio com material muito quente não irá fazer muito sentido. Escolha um enchimento com material mais leve ou com gramatura menor.

Da mesma forma, se você mora em Florianópolis, Sul do Brasil, que tem invernos mais intensos, é melhor escolher um enchimento mais quente. 

Materiais do duvet

Outro ponto muito relevante é escolher bem o material do duvet, que podem ser naturais ou sintéticos.

Naturais

Os enchimentos para esse tipo de capa são mais comuns os naturais, feitos com penas e plumas de ganso. As peças naturais também são bastante leves e mais flexíveis que as opções sintéticas. 

Um exemplo disso é o fato de que elas conseguem retornar ao estado original com mais facilidade.

Os produtos feitos com matéria prima natural, se a manutenção for feita conforme indicado pelos fabricantes, costumam ter grande durabilidade.

Sintéticos

No caso dos enchimentos de duvet sintéticos, como 100% poliéster, são mais fáceis de lavar. Por outro lado, tem uma vida útil mais curta que os enchimentos naturais. 

Além disso, possuem outras características importantes como o fato de serem resistentes à umidade e conseguirem manter a temperatura corporal estável. 

Assim como os naturais, também não costumam deformar, pois as fibras são bem distribuídas.

Medidas da cama

É importante ter as medidas corretas de seu colchão antes de escolher peças para sua cama. 

Embora existam em diferentes tamanhos, como Solteiro, Casal, Queen e King, sua cama pode ter medidas diferenciadas e é importante seu enchimento ocupar todo o espaço interno da capa de edredom.

Fechamento do duvet

Por fim, a última variável para se levar em consideração é o tipo de fechamento do duvet. Você não pode esquecer de verificar o acabamento do produto. 

Isso é muito importante para evitar problemas quando for trocar seu enchimento ou até mesmo na hora de lavar!

No geral, é importante checar se os zíperes estão funcionando perfeitamente e se os botões estão no lugar. Isso facilita o manuseio na hora da troca e garante que seu enchimento não escape da capa. 

Como vestir o enchimento de Duvet na capa?

Confira o passo a passo e veja como é fácil e simples montar um Duvet:

Duvet ou Edredom?

duvet-linho

Uma outra dúvida que pode aparecer é entre escolher duvet ou edredom.

O duvet e seu respectivo enchimento são vendidos separadamente, porém, juntos são similares ao edredom. 

Para guardar, essa peça ocupa menos espaço, e isso permite que você possa diversificar a decoração do quarto, tendo mais capas para trocar e apenas um recheio. Além disso, a higienização do duvet é muito mais prática, como explicamos anteriormente.

Protegendo seu edredom com o duvet

Como podemos proteger o edredom com o duvet? É importante que o edredom não fique dobrado dentro da peça. Portanto, para que isso não aconteça, você pode seguir alguns passos importantes: 

  1. Em primeiro lugar, você deve medir a capa do edredom por cima da cama para saber quais são os lados corretos;
  2. Após isso, você deve verificar se a capa de edredom possui alças em suas laterais internas. Elas vão servir para prender o edredom. Caso eles não existam, você deve segurar as pontas do edredom com as mãos e encaixar dentro da peça;
  3. Para isso, segure firme as pontas do edredom dentro do duvet, depois estique-o bem;
  4. Você deve fazer isso até que consiga garantir que a capa esteja cobrindo todo o edredom; 
  5. Por fim, quando estiver bem esticado, você poderá fechá-lo. Agora já está pronto para uso!

Decorando o quarto com Duvet

duvet-casal

O quarto é um espaço em que precisamos ter o máximo de conforto, afinal, é um ambiente de descanso. Uma boa forma de transmitir calma e tranquilidade é através de uma decoração leve e serena. 

Por isso, é importante entender como incorporar seu duvet de acordo com a decoração do seu quarto, você deve sempre usá-lo ao seu favor, pois é uma ótima oportunidade de oferecer beleza e conforto ao cômodo.

Na hora de escolher uma roupa de cama de qualidade e o próprio duvet que caia bem com o restante da sua decoração, conte com o site de enxoval de luxo Artelassê. Você só precisa levar em conta a harmonia de itens como, por exemplo:

  • Mantas;
  • Cobertores;
  • Cobre-leitos;
  • Lençóis;
  • Fronhas;
  • Almofadas

Além dos itens da cama, você também pode levar em conta objetos decorativos, como quadros, plantas e tapetes, além dos móveis do seu quarto. Por exemplo: a cabeceira de cama pode combinar com as cores do seu duvet. 

Do mesmo modo, você pode buscar um tapete que combine bem com o jogo de cama. São muitas opções e o mais importante é que a decoração reflita aquilo que você quer passar no seu cômodo.

Conclusão

Nesse artigo você conseguiu entender mais sobre o que é duvet e como ele pode trazer mais praticidade e decoração para o seu cômodo, além dos diferentes materiais em que são fabricados. Essa peça pode trazer diversos benefícios para seu espaço!

Agora que você já sabe o que é um duvet e qual é sua importância, está na hora de escolher uma capa ideal para você.

Na dúvida do melhor Duvet para sua cama? Confira os produtos de luxo duvet e enchimento para duvet da loja de roupa de cama Artelassê!

comprar duvet recheio duvet king queen

O que achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.