Conheça os benefícios da fronha de cetim para os cabelos

A escolha do tecido usado nas fronhas pode impactar diretamente no aspecto dos cabelos após uma noite de descanso.

Se para você o travesseiro pode ser um grande inimigo na hora de acordar com o cabelo do jeito que você quer, talvez seja a hora de conhecer o poder da fronha de cetim. Você sabe quais são os benefícios da fronha de cetim para os cabelos?

O tecido de cetim, entre outras propriedades, é famoso nos cuidados com o cabelo ao oferecer redução do frizz e manter a hidratação capilar. Também por isso é comum encontrarmos toucas de cetim no mercado, por exemplo.

E para quem não quer acordar no day after com cabelos amassados e com nós, por exemplo, a fronha de cetim pode ser uma excelente opção para o que você está procurando.

Nesse artigo, vamos descobrir todos os benefícios que a fronha de cetim pode oferecer a você. Isso vai desde cabelos cacheados e lisos, bem como secos e oleosos, até mesmo benefícios para a nossa pele e rosto. Boa leitura!

Leia também: Como arrumar camas chiques? Veja truques e dicas incríveis

Para quem é indicado o uso da fronha de cetim?

A fronha de cetim é recomendada para todos os tipos de cabelo. Sejam os cabelos lisos, ondulados, cacheados ou crespos, trata-se de uma melhor opção para que o cabelo não perca a hidratação natural, além de garantir que eles fiquem mais alinhados ao acordar.

No entanto, o impacto desse desalinhamento pode ser percebido com mais facilidade pelas pessoas com cabelos crespos e cacheados, que tem seus cachos desfeitos ao longo da noite, por isso, é muito usado por pessoas com este tipo de cabelo.

Touca de cetim

O uso da touca de cetim, por exemplo, tem se tornado cada vez mais comum, oferecendo menor frizz aos fios, devido às propriedades do cetim.

Essas toucas funcionam igualmente como toucas de banho e podem ser compradas em lojas de produtos capilares.

Para usá-las, basta fazer um coque folgado nos cabelos e colocar a touca. Outra opção também é deixar os fios soltos dentro dela.

Potencialize o tratamento

Vale ressaltar, ainda, que a fronha de cetim não faz milagres. Embora seja possível perceber mudanças no cabelo com alguns usos, você pode combinar a fronha com outras alternativas. 

Fronhas de cetim devem ser consideradas como um auxílio para baixar os fios juntamente com cremes anti-frizz, bem como a touca de cetim, por exemplo.

Conheça os benefícios da fronha de cetim

beneficios-fronha-de-cetim-cabelos

De modo geral, a fronha de cetim é uma companheira maravilhosa porque desidrata menos o cabelo, que é a principal parte do corpo que entra em contato com o travesseiro. 

Benefícios da fronha de cetim, no geral:

Mantém a hidratação e brilho das madeixas

A maior retenção de líquido dentro do fio, por sua vez, garante que as madeixas fiquem hidratadas e brilhosas por mais tempo.

Reduz o frizz dos cabelos

Além disso, de forma geral, entre os benefícios da fronha de cetim para todos os cabelos está a redução do frizz, podendo ser até mais notada do que a hidratação.

Ao dormir com a fronha de cetim, portanto, o cabelo desliza mais fácil pelo travesseiro e, como consequência, fica menos bagunçado. 

Reduz a fragilidade dos fios

Outro benefício é também a redução da porosidade, isto é, é o desequilíbrio das cutículas que protegem a fibra capilar.

A menor fricção reduz a porosidade que, por sua vez, provoca menos fios quebradiços e ressecados. Quando o cabelo fica mais poroso, o cabelo fica, consequentemente, mais fragilizado e embaraça facilmente.

Efeito antiqueda

O efeito antiqueda também é favorecido pela fronha de cetim. Com a diminuição do atrito entre o seu cabelo e o travesseiro, os cabelos ficam menos propensos a cair.

E os benefícios da fronha de cetim não param por aqui. Ela também tem vantagens específicas para cabelos cacheados, para cabelos oleosos, para pele e rosto. Vamos falar sobre isso nos próximos tópicos.

Aproveite para conhecer o outlet de roupa de cama com promoções imperdíveis!

Fronha de cetim para os cabelos cacheados

fronha-de-cetim-cabelo-cacheado

Os cabelos encaracolados precisam de mais cuidados para se manter bem alinhados do que os lisos, por exemplo. Portanto, a fronha de cetim é uma excelente opção para as cacheadas e crespas.

Cachos definidos por mais tempo

As fronhas de cetim ajudam, portanto, a manter a definição dos cachos. Como não há atrito, o cabelo não perde o formato natural. Os resultados disso são um melhor day after e uma definição prolongada.

Além disso, é comum que as cacheadas tenham cabelos mais secos e como o cetim não drena tanto a água, as madeixas conseguem ficar brilhantes e hidratadas por mais tempo, o que é essencial para esse tipo de cabelo.

Para as cacheadas e crespas, a formação de nós também é um problema. Para amenizar isso, também, o uso do cetim é uma boa opção. Ele evita a fricção entre os fios e o tecido, fazendo com que o cabelo forme menor quantidade de nós.

Fronha de cetim para cabelos oleosos

As fronhas de cetim também trazem benefícios para quem tem as madeixas oleosas. Ela se destaca por não absorver a oleosidade natural do cabelo de forma que o couro cabeludo não produza óleo em excesso. 

Por isso, para quem sofre com cabelos oleosos, usar a fronha de cetim é mais uma forma de manter o equilíbrio da produção de óleo. 

Benefícios da fronha de cetim para a pele 

Não são apenas os fios de cabelo que podem usufruir dos benefícios do cetim. A nossa pele também!

Por exemplo, para pessoas que costumam aplicar pomadas ou cremes antes de dormir, o cetim é uma excelente opção. Isso porque ela absorve menos esses produtos e garante que eles atuem por mais tempo na pele.

Como a fronha de cetim é lisa e delicada, ela também contribui para a respiração da pele, o que faz com que seja recomendada até mesmo por dermatologistas.

Fronha de cetim para o rosto

Outro benefício da fronha de cetim é seu efeito anti envelhecimento do rosto. Outros tecidos, diferente do cetim, costumam apresentar uma fibra áspera, que gera um atrito entre a fronha e a pele. 

O efeito negativo disso é que, ao passar dos anos, todo esse atrito provoca a ”quebra das fibras de colágeno”.

Além disso, o cetim evita que a pele do rosto fique marcada ao acordar.

Evita as rugas de travesseiro

As fibras de colágenos são, entre outras funções, responsáveis por sustentar nossa pele.  A quebra delas deixam, a longo prazo, uma pele mais flácida e com maior presença de rugas. 

Quando se opta por dormir sobre a fronha de cetim, você também reduz a chance de surgir as ‘‘rugas de travesseiro’’!

Dicas para escolher uma boa fronha de cetim

fronha-de-cetim-para-o-cabelo

Em primeiro lugar, agora que já sabe quais são os benefícios da fronha de cetim, é muito importante sempre garantir que a fronha de cetim, de fato, é desse material.  

Atenção ao material e preços

Alguns lugares, por exemplo, vendem fronhas de cetim que na verdade são feitas com outros tipos de tecido. É importante prestar atenção para isso e não ter futuros problemas.

Afinal, somente o cetim pode oferecer todos os benefícios que citamos neste texto. Uma boa dica para saber driblar essa situação é comparar os preços entre lojas. Sendo muito barato, pode ser que não seja o verdadeiro cetim.

Decoração harmônica e qualidade dos itens

Outra dica essencial para quem preza por uma decoração harmônica: sempre lembre que a fronha de cetim vai ficar junto com a cama, portanto, ela deve combinar com todas as outras peças.

Por fim, e não menos importante, é ideal evitar cetim com elastano e sempre priorizar cetim puro, quando o objetivo é obter todos os benefícios e resultados.

Além disso, fica o adendo: não adianta o cetim ser puro mas não ser de qualidade. Escolha sempre lojas de roupa de cama que são referência no mercado!

Conclusão

Escolher bem a fronha para dormir é essencial. Como você pode ver nesse artigo, a fronha de cetim tem diversos benefícios para os cabelos, bem como para pele e para o rosto!

Ao comprar fronha, seja fronha avulsa ou kit fronhas, certifique-se de escolher a melhor fronha na loja de enxoval de luxo online Artelassê e ter uma ótima noite de sono!

comprar fronha de travesseiro

O que achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.