Quer aprender como dobrar lençol de elástico? Aprenda esses truques e não erre mais!

A organização dentro de casa é essencial para se conservar um ambiente limpo, trazendo a sensação de bem estar, tanto físico quanto mental. No quarto, manter a organização e limpeza é essencial para que se tenha noites tranquilas e um ambiente relaxante. Embora muitas pessoas gostem de fazer isso, nem sempre sabem como.

Uma dessas situações que podem gerar dificuldades é como dobrar o lençol de elástico na hora de guardá-lo dentro de um armário ou espaço que você reserve para isso.

O lençol de elástico faz parte do jogo de cama, e é fundamental para deixar o quarto arrumado, pois como estica bem no colchão, deixando o ambiente visualmente mais agradável. 

No entanto, embora as pessoas acreditem que seja muito difícil aprender a dobrá-lo, não é um bicho de sete cabeças. Basta aprender a técnica. 

Se você tem dúvidas sobre esse assunto, pode ficar tranquilo. Nesse artigo vamos não só falar sobre as vantagens dessa peça no jogo de cama, como também vamos ensinar como dobrar lençol de elástico e como passá-lo. Boa leitura!

Veja também: Você sabe para que serve o lençol de cima? Descubra como usar

Para que serve o lençol de elástico?

Em primeiro lugar, antes de ensinar como dobrar lençol de elástico, é essencial entender para que serve essa peça. 

O lençol de baixo, conhecido também como lençol de elástico, tem duas funcionalidades principais: 

  • Oferecer conforto;
  • Cobrir o colchão.

Oferecer conforto

O lençol de elástico é a primeira peça que se coloca no colchão. Sendo assim, ele é uma  peça que fica em contato direto com nosso corpo e deve oferecer conforto, com tecidos de qualidade. 

Cobrir o colchão

O fato desse lençol ter um elástico serve também para garantir que você não tenha problemas em se mexer na cama e ele sair do lugar durante a noite. 

Sabe aquele momento no meio da noite que você percebe que está deitada diretamente no colchão, pois seu lençol de baixo soltou ou até mesmo ele está cobrindo apenas uma parte?

Quando se tem um lençol de elástico, ele fica fixado no colchão e isso não acontece.

Vantagens do lençol de elástico

como-dobrar-lencol-de-elastico-em-rolo

Agora que você sabe para que o lençol de elástico serve, vamos falar sobre as duas maiores vantagens que você pode usufruir quando usa essa peça no seu jogo de cama.

Praticidade

Em primeiro lugar, o lençol de elástico é um tipo de lençol de baixo que oferece mais praticidade. O benefício está justamente no fato de que é muito simples colocá-lo na cama.

Para colocar o lençol de elástico de forma que ele não se solte da cama durante a noite, basta prendê-lo bem ao colchão. 

Sendo assim, você deve encaixar todas as pontas e lados. O que ajuda nesse processo, por exemplo, é levantar o colchão na hora de prender a ponta do lençol. 

Como ele não sai do lugar ao longo da noite, isso também vai facilitar na hora de arrumar toda a cama no dia seguinte.

Não solta com facilidade

O segundo grande diferencial em relação a outros tipos de lençóis sem elásticos, que podem sair com mais facilidade, é que o lençol de elástico é feito justamente para ficar fixado no colchão.

Sendo assim, ele não se solta durante a noite e não fica todo amassado no dia seguinte.

Antes de aprender a dobrar, saiba como passar o lençol de elástico

como-dobrar-lencol-de-eslastico

Saber como passar o lençol de elástico também interfere na hora de dobrá-lo. Sendo assim, vamos trazer algumas dicas para você fazer isso da melhor forma.

  • Não deixe o lençol secar completamente, pois o tecido um pouco úmido é mais fácil de passar;
  • Opte por ferro a vapor, pois é ele que faz com que o algodão estique e passe com mais facilidade;
  • Para passar, dobre o lençol de elástico ao meio e coloque uma ponta dentro da outra, depois encaixe as pontas na quina da tábua e, assim, comece a passar a peça normalmente.

Como dobrar lençol de elástico: um guia completo

Algumas pessoas não gostam muito de escolher o lençol com elástico, pois acreditam que ele é muito difícil de ser dobrado e guardado. 

No entanto, basta aprender o passo a passo desta técnica e exercitar. Por isso, chegou a hora de você, finalmente, aprender a como dobrar um lençol de elástico.

  1. Estique o lençol

Em primeiro lugar, você deve esticar todo o lençol de elástico para cima em uma superfície plana.

É importante achar os pontos de costura – que estão nas extremidades – para que possa esticar todos eles.  Depois disso, o lençol vai ficar com o formato de um quadrado.

  1. Cruzando as pontas

Agora, é o momento de cruzar as pontas. Para isso, você deve pegar as duas pontas de um mesmo lado do lençol para virá-las ao avesso. 

Com as duas mãos, você vai empurrar essas pontas invertidas até enfiá-las dentro das pontas do lado oposto, que irão encobri-las. 

  1. Alinhe os lados

Ao terminar o último passo, você terá a metade do tamanho, com dois pares de costuras, já que os outros dois estão dentro dele. 

Em seguida, você deve esticar tudo, mas mantendo as costuras e as linhas do elástico de forma alinhada.

Caso o lençol não esteja bem alinhado, faça pequenas dobras nas pontas. O ideal é que um lado não fique maior que o outro. 

  1. Dobre em três partes

Por fim, é hora de dobrar o lençol em três partes. Primeiro você deve dobrar o lado esquerdo até o centro e, depois, fazer isso no lado direito. 

Assim, você terá um retângulo, o qual você deverá dobrar em três novamente para chegar ao tamanho ideal de guardar.

Como dobrar lençol de elástico: vídeo tutorial

Quer aprender outra técnica para dobrar lençol de elástico? Aprenda com uma representante da loja de roupa de cama Artelassê.

Confira o vídeo passo-a-passo sobre como dobrar lençol de elástico de uma maneira um pouquinho diferente da dita anteriormente, mas também bem simples e prática:


Aproveite e confira roupa de cama em oferta no Outlet Artelassê.

Quer aprender mais? Outros modelos para você não errar!

Agora, vamos falar sobre outras formas de como dobrar lençol de elástico para você praticar mais e ficar craque nesse assunto.

Como dobrar lençol de elástico de casal e solteiro

Não existe diferença entre dobrar lençol de elástico de casal e de solteiro. Os passos são os mesmos para os dois casos. No entanto, existe uma segunda forma de dobrá-los, bem parecida com a primeira que mostramos. Vamos explicá-la agora.

Para isso, você deve, primeiro, colocar o lençol de elástico sobre uma superfície plana grande, posicionando o lençol com a parte elástica virada para cima.

Em vez de colocar as costuras dentro da outra como falamos antes, você pode dobrar o lençol ao meio, levando a parte inferior para cima. 

Em seguida, você irá combinar os cantos e costuras inferiores com as superiores. Depois, você deve arrumar os cantos e as bordas para formar um retângulo correto.

Após isso, você deve dobrar o lençol de novo, de forma a esconder o elástico. O próximo passo é dobrar novamente o lençol na lateral, deixando um retângulo para depois virá-lo na horizontal e dividi-lo também em três partes iguais!

Como dobrar lençol de elástico de bebê

Além da opção que falamos antes, você também pode usar outra técnica para dobrar lençol elástico de bebê. Primeiro, você vai abrir o lençol e colocar o dedo na parte direita e esquerda do lençol e expor ao avesso. 

Em seguida, você deverá pegar as pontas do elástico que você vai fazer a dobra, unindo as duas e dando a volta por cima.

Da mesma forma, você irá fazer com as outras duas pontas do lençol. Com isso, vai se ter a primeira dobra. 

Depois, você vai fazer o mesmo processo novamente com as pontas, para unir os elásticos. 

O objetivo é deixar as 4 pontas juntas. Após isso, você vai precisar apenas alinhar as extremidades, como se fosse um pacote em retângulo.

Você pode usar um gabarito para deixar no tamanho da sua gaveta, se for o caso, dobrar em três camadas até ficar um quadrado.

Como dobrar lençol de elástico em rolo

Esse tipo de dobra apenas difere na forma como você dispõe o lençol no final. Sendo assim, primeiro você deve fazer o procedimento como ensinamos já nesse texto.

No final, então, após dobrar em três partes, você vai enrolar todo o lençol para um lado e terá este aspecto distinto que é muito comum ver com toalhas.

Como organizar os lençóis no guarda-roupa?

como-dobrar-lencol-de-elastico-casal

Você pode organizar os lençóis de guarda-roupa de diversas formas. Vamos mostrar algumas das opções neste tópico.

Organização em pacotes

Nesse tipo de organização, as peças ficam como pacotes. Para isso, você deve dobrar o lençol de cima de forma retangular e depois dobrar o lençol de baixo formando um quadrado. Você deve fazer o mesmo procedimento com as fronhas.

Com isso feito, você irá acomodar sobre o lençol de cima, o lençol de baixo e as fronhas. Por fim, você deve cobrir com a metade do retângulo que sobrou do lençol de cima,  formando um pacote.

Organização dentro da fronha

Essa é uma forma simples também de organizar os lençóis. Para isso, portanto, você deve dobrar todas as peças, formando uma pilha, sempre das peças maiores para as menores. Por fim, envelope a pilha dentro da fronha do jogo e pode guardar.

Organização com fitas

Por fim, outra opção é dobrar todas as peças e formar uma pilha para amarrar com fita, que pode ser de cetim. Esse tipo é mais visual, ideal para quanto as peças podem ser vistas com facilidade. 

Conclusão

Como você pode ver neste artigo, não é tão difícil dobrar o lençol de elástico. Agora que você já sabe como dobrar lençol de elástico, está na hora de escolher um bom jogo de lençol! 

Os melhores jogos de lençois você encontra no site de roupa de cama de luxo Artelassê. Confira!

O que achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.