Como decorar um quarto? Confira dicas para acertar na decoração

Seja pequeno, médio ou grande, um quarto precisa de uma decoração que transmita o seu estilo e, ao mesmo tempo, promova conforto e qualidade. Por isso,você pode estar se perguntando: como decorar um quarto?

A escolha de itens decorativos, jogos de cama e armários, por exemplo, vão sempre depender do seu gosto. No entanto, isso não significa que você deva escolher de qualquer forma.

Quando um ambiente é decorado, isso mostra que todos os itens que estão presentes foram pensados a fim de provocar uma sensação positiva a quem está naquele cômodo.

Para te ajudar na hora de montar o seu quarto, vamos trazer uma série de dicas de como decorar um quarto para você considerar nesse processo. Vamos trazer dicas tanto para decoração de quarto de casal como quarto de crianças. Boa leitura!

Veja também: Cheiro‌ ‌para‌ ‌ambiente:‌ ‌conheça‌ ‌os‌ ‌aromas‌ perfeitos‌ ‌para‌ ‌sua‌ ‌casa‌

Vantagens de um quarto bem decorado

Antes de te falar como decorar um quarto, vamos mostrar todos os benefícios de se prezar pela decoração de um ambiente como esse. 

O quarto decorado a partir das suas preferências vai representar um refúgio pessoal, íntimo e personalizado cheio de benefícios!

Ambiente com a sua cara

Em primeiro lugar, sem dúvidas, um quarto bem decorado vai ser capaz de transmitir um ambiente que tem tudo a ver com você. É nesse momento que você vai investir na sua identidade dentro do cômodo.

Nesse processo, escolher as cores e o estilo de decoração vai ser o principal norte na hora de escolher os objetos que vão fazer parte do seu cômodo.

Além de trazer mais harmonia ao ambiente, investir em um quarto com identidade vai deixar o espaço mais sofisticado. A decoração adequada e bem pensada, ainda, vai oferecer mais harmonia e equilíbrio entre todos os elementos.

Bom aproveitamento do espaço

Um segundo motivo para se ter um quarto decorado é porque dessa forma você pode aproveitar bem melhor todo o potencial do seu cômodo. Isso vale tanto para quartos maiores como para quem tem pouco espaço.

Esse é o aspecto funcional da decoração, no qual você vai aliar seu gosto com móveis e objetos que realmente conseguem ser bem utilizados no espaço. 

Se você tem um ambiente mais limitado, você pode optar por móveis mais compactos e funcionais, até mesmo que reduzam de tamanho quando não são utilizados. 

Já em quartos maiores, você pode optar por mesinhas e armários maiores, claro, sem comprometer o espaço como um todo.

Outro aspecto importante do espaço na hora de decorar um quarto é pensar como fazer uso da luz natural durante o dia e a tarde dentro do cômodo. Tudo isso vai garantir um melhor aproveitamento do ambiente!

Espaço mais organizado

Por fim, outra vantagem de decorar um quarto é que isso oferece maior organização para o espaço. A decoração traz ordem, afinal, cada item terá um local próprio de armazenamento. 

O planejamento do ambiente faz com que você consiga encontrar os objetos com muito mais facilidade, o que vai evitar, consequentemente, a bagunça e gasto de tempo que você teria o procurando.

Dicas de como decorar um quarto

dicas de como decorar um quarto

Embora a escolha seja sempre pessoal, há uma série de pontos que você pode levar em consideração na hora de montá-lo.

Tire as medidas do ambiente

Em primeiro lugar, é muito importante conhecer bem o cômodo, ou seja, tirar todas as medidas dos espaços é essencial.

Tudo que você for escolher precisa encaixar bem no ambiente, por isso, ter essa informação em mãos vai fazer toda a diferença!

Defina o estilo de sua decoração

Outro ponto super importante é você saber qual é o estilo que vai querer trabalhar no seu quarto. Você pode adotar um tema minimalista ou mais retrô, tudo vai depender do seu gosto.

Embora existam muitos estilos, vamos falar sobre alguns que você pode investir:

Estilo Escandinavo

O estilo escandianvo vem de países como Dinamarca e Noruega. Ele surgiu devido ao inverno intenso que faz com que as pessoas busquem refúgio em casa.

Dessa forma, o ambiente é decorado de modo a tornar as casas mais calorosas e receptivas. A ideia é se basear em tons frios e acolhedores, sempre optando por detalhes sutis e delicados.

Estilo tropical

Como o nome dá a entender, tropical é um estilo de quarto bastante relacionado aos trópicos e à natureza.. É comum que nesse tipo de quarto você invista em diferentes cores, trazendo um aspecto mais colorido.

Além das cores, elementos naturais e móveis artesanais são excelentes opções para ressaltar o estilo tropical dentro do cômodo.

Estilo minimalista

O estilo minimalista ou até mesmo chamado clean é um pouco parecido com o próprio escandinavo. A ideia dele, no entanto, é que “menos é mais”.

Considerando isso, a escolha dos móveis faz toda a diferença para quem tem o minimalismo como estilo de vida, pois apenas se opta por objetos que têm funcionalidade. Os tons neutros são característicos marcantes desse estilo.

Estilo retrô

O estilo mais vintage ou retrô é aquele mais clássico e romântico, com tons neutros e formas arredondadas.

O objetivo deste estilo é sempre fazer referência a elementos mais antigos, principalmente na escolha dos móveis, que muitas vezes são inspirados nas décadas de 20, 30, 40 e 60.

Estilo industrial

O aspecto industrial também é uma opção de muitas pessoas, que veio da transformação de antigos galpões em lofts modernos.

Esse tipo de quarto costuma ter paredes de cimento queimado ou tijolos, tubulações aparentes ou estruturas e móveis feitos com ferro.

Escolha uma paleta de cores

Além de escolher um estilo, você pode também optar por ser mais eclético e se guiar, na verdade, por uma paleta de cores que faça sentido para você.

Como é um ambiente relacionado ao conforto e ao descanso, é interessante apostar em cores que proporcionem o bem-estar, principalmente nas paredes.

Significado das cores

Entender como cada cor influencia na decoração vai te ajudar nisso, pois são elas que proporcionam diversas das sensações que sentimos ao entrar em um ambiente. Cada cor, portanto, provoca um efeito:

  • Branco: além de transmitir leveza, os tons de branco favorecem a amplitude e iluminação do quarto;
  • Azul: esse tipo de coloração remete ao céu e ao oceano, trazendo sensações de amplitude, harmonia e aconchego.
  • Verde: associada à natureza, a cor verde vai oferecer a sensação de naturalidade e calmaria para o quarto;
  • Amarelo: emana espontaneidade e alegria e, ainda, representa  comunicação e concentração. Quanto mais vibrante o tom, mais estimulante será o local;
  • Vermelho e laranja: os tons alaranjados e avermelhados são cores mais estimulantes e ativas, sendo ideais para espaços com mais energia. No entanto, é interessante dosar a cor para não deixar o clima tão agitado;
  • Rosa: o rosa é o equilíbrio entre o aconchego dos tons mais claros e a vibração dos avermelhados;
  • Roxo: tons de lilás são associados a paz de espírito, tranquilidade, sendo visto como um purificador de ambientes.

As cores claras, no geral, podem ajudar a dar a sensação de amplitude, ao contrário das cores escuras. A ideia aqui é que sejam cores e estampas em tons leves. Escolher três cores e trabalhar com elas é uma excelente opção.

Invista em móveis planejados

Embora sejam mais caros, os móveis planejados são um excelente investimento para o seu quarto.

Em primeiro lugar, os móveis planejados, por serem personalizados, têm mais chances de serem exatamente como você gostaria. Ou seja, incorporam a identidade do morador e, ao mesmo tempo, promovem maior funcionalidade.

Com eles, os cantos e as paredes são aproveitados da melhor forma para o armazenamento dos objetos!

Use espelhos a seu favor

decorar quarto espelhos

Outro queridinho do quarto são os espelhos. Assim como o branco dá a sensação de maior espaço no ambiente, o uso do espelho consegue também criar essa atmosfera no quarto. 

O espelho de corpo dobra o espaço e o melhor: você pode agregar o espelho no próprio guarda-roupa, sem precisar ocupar mais espaço na parede, por exemplo.

Saiba aliar a decoração com a iluminação

Como já falamos antes, aproveite ao máximo a iluminação solar, isso é, a luz natural é essencial para o quarto.

Uma forma de fazer isso é optando por grandes janelas e cortinas de tecido leve. Ao fazer isso, combinando com as paredes de cores claras, é possível favorecer a incidência de luz natural sem deixar de valorizar a decoração.

Fique atento a circulação 

Outro ponto que não podemos esquecer é a circulação do quarto. Para que a decoração do quarto seja realmente funcional, é essencial prestar atenção nela.

Sempre procure deixar as áreas de passagens livres, pois isso vai ajudar a uma maior sensação de conforto e praticidade no dia a dia dentro do cômodo.

Vai decorar? Veja as melhores ideias de decoração

Já falamos aqui sobre algumas formas de decoração de ambientes de modo geral. Agora, vamos trazer dicas para dois tipos: casal e criança.

Como decorar um quarto de casal?

Decorar um quarto de casal pode ser bem parecido com a decoração de um quarto de solteiro, no entanto, é importante salientar que, nesse caso, o gosto de ambas as partes do casal precisa estar em sintonia.

Por ser um ambiente compartilhado entre pessoas que se amam, criar uma atmosfera relaxante e afetuosa que tanto prezamos é essencial no processo de decoração. Algumas formas de conquistar isso são:

  • Compreenda o aspecto do quarto como um todo: entender como o quarto de vocês funciona é o primeiro passo. Por isso, observá-lo vai ser importante na hora de gerar uma espécie de impacto visual a partir da decoração dele;
  • Una conforto, funcionalidade e beleza: no processo de decorar um quarto a dois, é muito importante que ambos sintam que o ambiente traz sensação de conforto sem deixar de ser harmônico visualmente. Pode ser necessário abrir mão de algumas coisas para que se chegue a um consenso;
  • Cama é a peça-chave do cômodo: assim como o sofá é o elemento mais importante da sala, no quarto, a cama, local onde dormimos, é o principal. Escolher bem o tipo de cama, bem como as cabeceiras vão fazer toda a diferença nesse momento!

Como decorar um quarto de criança?

como decorar quarto criança

Outro tipo de decoração muito importante é o quarto dos pequenos. O quarto é o espaço que, sem dúvidas, terá grande influência no desenvolvimento nos primeiros anos de vida.

Considerando isso, ter a identidade da criança expressa no quarto será muito importante para que ela se sinta confortável naquele cantinho. Por isso, algumas dicas de como decorar um quarto de criança são:

  • Escolha um estilo criativo: é importante que você estabeleça, em conjunto com a criança, um estilo visual a ser seguido que dê o tom do ambiente. Criar um ambiente que estimule a criatividade da criança dando um toque lúdico é uma excelente alternativa;
  • Crie uma cartela de cores: assim como você pode optar por um estilo, você também pode se guiar por uma paleta de cores. Trabalhar com tons mais neutros e claros, assim como é para os adultos, vai dar um tom de maior tranquilidade ao pequeno;
  • Estimule a organização da brincadeira: além de escolher todos os itens básicos essenciais para os pequenos, é muito importante que você decore o quarto de forma que a criança possa organizar os itens depois de brincar para que o espaço não fique bagunçado. Um exemplo de móvel ideal para isso é o caso de baús!

Como decorar um quarto de bebê?

Por fim, decorar um quarto de bebê também demanda alguns cuidados especiais. Esse será o primeiro cantinho do seu filho e, com certeza, exigirá bastante planejamento.

Na hora de montá-lo, é importante atentar a alguns dos principais itens de um quarto de bebê. São eles, portanto:

  • Berço versátil: é essencial optar por móveis mais versáteis, que oferecem opções para o crescimento da criança, considerando que ela vai usá-lo por alguns anos;
  • Cômodas: um outro móvel importantíssimo do quarto são as cômodas, que irão guardar todas as roupas do bebê. Ao mesmo tempo, pode servir também de apoio para o trocador;
  • Poltrona de amamentação: o último item funcional e decorativo essencial do quarto é a poltrona de amamentação que será usada pela mãe nos primeiros anos de vida do bebê.

Na hora de escolher os tons desses itens, é interessante optar por cores neutras para facilitar a decoração. Além disso, optar por papéis de parede decorados é uma forma de dar mais vida ao cantinho do seu neném.

Conclusão

Nesse artigo a gente te deu várias dicas de como decorar um quarto para que você tenha um ambiente que seja confortável, sofisticado e, ao mesmo tempo, refletindo sua personalidade.
Agora que você já sabe como começar a decoração, é importante também atentar para a escolha de roupas de cama para o quarto. Encontre as melhores roupas de cama  na Artelassê!

O que achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.