Você sabe o que é toalha de lavabo? Saiba como utilizar essa peça

Embora muitas pessoas pensem que é a mesma coisa que um banheiro, o lavabo é um espaço muito comum para a recepção de hóspedes e visitas em casa. Diferente do primeiro, o lavabo costuma contar com menos itens e ser mais compacto, visto que é menos usado.

E se o lavabo é um local pensado para visitas, todos os itens dele fazem a diferença, não é mesmo? Por isso, a toalha de lavabo é um desses itens importantes. Você já parou para pensar sobre o que é toalha de lavabo e seus diferenciais? 

Se você está procurando saber mais sobre o que é toalha de lavabo e qual sua utilidade em um cômodo, está no artigo correto. 

Ao longo do texto vamos falar mais sobre esse assunto e te mostrar algumas opções que existem no mercado para você escolher. Boa leitura!

Veja também: Cheiro‌ ‌para‌ ‌ambiente:‌ ‌conheça‌ ‌os‌ ‌aromas‌ perfeitos‌ ‌para‌ ‌sua‌ ‌casa‌

O que é uma toalha de lavabo?

Como falamos, o lavabo é um espaço bastante visado pelos hóspedes e todos os seus itens devem ser muito bem pensados. Um deles é a toalha de lavabo. Mas, afinal, o que é uma toalha de lavabo?

A toalha de lavabo, também chamada de toalha social, é uma toalha menor que fica no lavabo e serve para secar as mãos após o processo de higienização. 

No entanto, por se tratar de uma toalha ideal para o ambiente do lavabo, ela também serve como um item decorativo, que varia de acordo com o gosto e o estilo do ambiente.

Toalha de lavabo e toalha de rosto: entenda a diferença

A grande diferença entre a toalha de lavabo e a toalha de rosto é que a primeira tem tamanho menor, considerando ser ideal para o lavabo, que também é um cômodo que costuma ser menor que um banheiro tradicional. 

Além disso, a toalha de lavabo é destinada apenas para secar as mãos depois da higienização, diferente da toalha de rosto.  

Qual o tamanho da toalha de lavabo?

Como você já sabe, a toalha de lavabo se caracteriza justamente pelo seu tamanho menor do que a toalha de rosto tradicional.

Enquanto a toalha de rosto costuma ter um tamanho em torno de 50cm por 80cm, as toalhas de lavabo mais comuns costumam ter tamanhos de 30cm por 50cm.

Por que usar toalha de lavabo: vantagens

tamanho de toalha de lavabo

Agora que você já sabe o que é a toalha de lavabo, está na hora de entender todas as vantagens que esse item pode oferecer ao espaço.

Higiene

Em primeiro lugar, assim como todas as toalhas, a toalha de lavabo é um item essencial para oferecer higiene. Seu principal objetivo é justamente higienizar: serve para enxugar as mãos após a sua lavagem.

Praticidade

As toalhas de lavabo também são mais práticas devido ao seu tamanho ser menor, tanto em relação a espaço como a lavagem.

Decoração

Por último, a toalha de lavabo também é um ótimo item decorativo! Além de poder explorar diferentes estilos e decorações, você pode também dispor a toalha de diferentes maneiras, o que pode dar um toque especial na ambientação do lavabo.

Opções de toalhas de lavabo para escolher 

Existem diferentes tipos de toalhas de lavabo que você pode optar na hora de comprar uma para o seu lavabo. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Toalha de lavabo com bordado

Um dos tipos de toalha de lavabo é a com bordado. Trata-se de uma diferença mais decorativa, o que não é menos importante, considerando que se trata de um item com essa finalidade também no lavabo.

É possível tanto comprar uma toalha de lavabo bordada como fazer em casa. A dica na hora de optar por uma toalha de lavabo é sempre escolher o item que melhor se harmonize ao ambiente, para trazer mais beleza.

Toalha de lavabo decorada

toalha de lavabo pequena

Outra opção de toalha de lavabo é a do tipo decorada. Optar pelo item estampado também vai variar de acordo com o resto da decoração do ambiente

Quando se tem um espaço mais sóbrio, a toalha de lavabo decorada pode ser ideal para modificar o ambiente, trazendo mais cor e vida. Existem vários tipos de decorações. Entre as mais comuns estão as opções floridas.

Toalha de lavabo escura

Por fim, em relação a toalhas de lavabos e suas variações, tem-se a toalha de lavabo com cores escuras. Essa é uma opção para quem gosta mais de cores neutras, o que pode ser uma excelente opção principalmente se o lavabo já tiver muitas informações coloridas.

Como usar a toalha de lavabo?

toalha de lavabo e toalha de rosto

Agora que você já entende o que é toalha de lavabo, bem como todos os benefícios que ela oferece, está na hora de saber como usá-la em seu lavabo! 

Você deve pensar em alguns pontos importantes, como o local que ela vai ficar. Você pode optar, por exemplo, por um porta toalha. 

Porta toalha

Um dos modelos mais comuns de porta toalha são os de vidro e acrílico transparente. Ao optar por esse tipo, é importante considerar o espaço para escolher o melhor local para colocá-lo.

Disposição da toalha

Além do porta toalha, outra opção interessante é a disposição da toalha de lavabo em bandejas, a depender do espaço. As toalhas de lavabo podem ser apresentadas dobradas ou abertas, vai depender da sua preferência e do objeto que você usa para suporte.

Harmonização com as toalhas

Para harmonizar com as toalhas, você pode investir em velas aromáticas. Essas podem ser excelentes itens para criar um ambiente mais intimista para as visitas.

Além disso, no lugar do sabonete em barra, você também pode optar por sabonete líquido, no qual o recipiente ou dispensar também vai servir como um item decorativo.

Praticidade

Uma dica é sempre deixar a toalha de lavabo próxima a pia e ao sabonete de mãos. A ideia é trazer mais praticidade para os convidados! 

Toalha de lavabo: qual a melhor opção?

A toalha de lavabo é uma excelente opção para trazer mais praticidade e beleza para seu lavabo, por isso, a melhor opção será aquela que faz mais sentido para o seu ambiente. 

A escolha da toalha sempre vai depender das preferências dos moradores, entretanto, é preciso levar em conta a praticidade e o conforto.

Conclusão

A toalha de lavabo é essencial para o bem-estar das visitas, pois garante bons hábitos de higiene e também dá um toque especial no ambiente.

Neste artigo você não só entendeu o que é uma toalha de lavabo mas também como ela é importante para se ter no seu cômodo!
Encontre as melhores toalhas de lavabo: qualidade, sofisticação e praticidade para o seu lavabo.

comprar toalha de banho

O que achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.