O que é tecido fibra de bambu e quais são suas aplicações? Veja vantagens, usos e diferenciais!

É comum que o avanço das tecnologias permita que cada vez apareçam mais tipos de tecidos que podemos usar nas roupas e também nos itens de cama. Um dos tecidos recentes que tem sido usado para essa finalidade é o tecido fibra de bambu.

Embora seja usado para materiais como fronhas, lençóis e duvets, muitas pessoas ainda não conhecem a origem dessa fibra e as vantagens de optar por esse tipo de tecido para esses artigos.

Pensando nisso, resolvemos criar um artigo para falar mais sobre o tecido fibra de bambu. Para saber mais sobre o que é, qual é a produção dele, quais usos e onde encontrar, continue lendo nosso artigo!

Quer saber mais sobre cheiros para ambiente e os aromas perfeitos para sua casa? Leia nosso artigo!

Tecido de fibra de bambu: o que é?

Em primeiro lugar, o tecido de fibra de bambu nada mais é do que uma fibra artificial feita da celulose, a partir da fibra do bambu.

Como ele é produzido?

O bambu é uma planta que tem sido usada para diversos fins ao longo dos séculos, desde instrumentos musicais como flautas e harpas até mesmo na construção civil.

Esse uso se dá pois trata-se de uma planta que é capaz de resistir a diversos climas – desde os mais secos aos mais úmidos -, estando presente em diferentes partes do mundo.

O uso dessa fibra para tecido, contudo, é mais recente, tendo começado no começo do século 21 e é considerada sintética pois passa por processos químicos para ser transformada em fios têxteis.

Isso acontece pois, devido ao fato do tamanho da fibra de bambu ser menor do que o necessário para o processo de fiação, a fibra de bambu pura não serve para a tecelagem.  Enquanto ela tem de 2 a 6 mm de comprimento, um fio necessita de, no mínimo, 30 mm.

Sendo assim, o bambu precisa ser sempre misturado a outras fibras, naturais ou sintéticas. Entre elas, podemos citar opções como:

  • Algodão linho (opções naturais);
  • Viscose (sintética);
  • Poliester (sintética e mais quente);

Dessa forma, as diferentes composições do tecido de bambu vão influenciar se ele é mais fresco ou se é ideal para a sua rotina de cuidados, bem como o modo de cuidar da peça, pois ela vai mudar de acordo com o tecido que está combinada.

Tecido de fibra de bambu é sustentável? Entenda

Por ser originário de uma planta, é normal que a fibra de bambu seja associada à sustentabilidade. No entanto, por passar por diversos processos químicos, isso faz com que o processo por inteiro não seja completamente ecológico.

No entanto, outros pontos são bastante positivos em relação à matéria prima. O bambu tem como aspectos positivos o fato de ser um vegetal abundante e de fácil plantio.

Juntamente com isso, não é necessário o replantio após o corte, já que a planta volta a crescer naturalmente. A alta velocidade que dispensa a necessidade de replantio faz com que ela seja a planta mais renovável do mundo. 

Esse processo evita problemas como o desmatamento desenfreado e os impactos nocivos que essa prática traz para o meio ambiente. Por isso, o processo de plantação que dá origem a esse tecido é, sim, considerado mais sustentável que outros.

Além disso, o fato dele ser usado associado com outras fibras, como algodão e natural, principalmente se considerar opções orgânicas, podem fazer com que o tecido de fibra de bambu seja mais sustentável também.

Tecido de fibra de bambu: vantagens de usá-lo

Tecido de fibra de bambu: vantagens de usá-lo

Como tem sido usado para diversos fins, inclusive o têxtil, o tecido de fibra de bambu tem várias vantagens. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre elas.

Toque extremamente macio

Em primeiro lugar, o tecido fibra de bambu se destaca por ter um toque extremamente aveludado, o que aumenta sua maciez e, ao mesmo tempo, o torna parecido com a seda. 

Essas características fazem com que ele seja ideal para roupas de cama, afinal, dormir em uma cama macia faz toda a diferença.

Possui capacidade termorreguladora 

Outro benefício do tecido de bambu é que ele oferece uma estrutura porosa, o que favorece a evaporação da umidade. Dessa forma, a pele em contato com o tecido vai respirar melhor, principalmente se conter também o algodão na composição.

Como consequência, isso gera uma termorregulação, o que ajuda, consequentemente, a se ter uma boa noite de sono. É um tecido que refresca nas noites de calor e aquece nas mais frias, ideal para qualquer estação do ano.

Tem propriedades antialérgicas

A terceira vantagem de usar tecidos à base de fibra de bambu é que eles podem oferecer propriedades antialérgicas e anti bactericidas. Isso se dá pelo fato do bambu ter a capacidade de ser um anti bactericida natural.

A fibra contém um agente, o “Kun Bambu”, que impede que as bactérias se cultivem na fibra. Para quem dorme perto desse tecido, ele torna mais fácil afastar os agentes que possam ser causadores de alergias e problemas respiratórios!

Facilidade nos cuidados com o material

Outro ponto a favor de peças feitas com tecido fibra de bambu é que elas são muito práticas de cuidar, sem ter muito mistério na hora de lavar. É possível colocar o lençol de fibra bambu na secadora e levá-lo direto para a cama, sem passar a ferro.

Reduz problemas de frizz no cabelo

O tecido de fibra de bambu, mais especificamente para o caso das fronhas, é um excelente aliado contra o frizz no cabelo, facilitando o movimento dos fios na peça e, assim, reduzindo o atrito que promove esse aspecto indesejado.

Roupa de cama de fibra de bambu: é uma boa ideia?

Roupa de cama de fibra de bambu: é uma boa ideia?

Os tecidos produzidos com fibra de bambu oferecem um toque extremamente macio, além de serem leves e respiráveis, o que os torna perfeitos jogos de cama. Por isso, é uma boa ideia apostar nesse tecido para itens como lençóis, fronhas e até mesmo duvets.

Como escolher roupa de cama com tecido de fibra de bambu?

O mais importante na hora de comprar uma roupa de cama de fibra de bambu é observar  etiqueta e ver a composição do tecido. Como falamos, ele precisa estar associado a outros materiais, como é o caso do algodão, linho e o poliéster, por exemplo.

Quanto mais natural for a fibra, mais fresca será a roupa de cama, já quanto mais tiver poliéster, mais quente o tecido vai ser. Por isso, é importante combinar o material com a finalidade dessa peça para você.

Onde comprar roupa de cama com tecido de fibra bambu?

Um dos melhores lugares que você vai encontrar roupas de cama com tecido fibra de bambu é na Artelassê

A Artelassê traz para sua casa uma experiência única de conforto criada a partir da fibra de bambu, sendo  um material hipoalergênico, antibacteriano, respirável e com toque ultra macio.

Aqui você vai encontrar opções de lençóis, fronhas e duvets com esse material. Conheça todos eles!

Conclusão

A fibra de bambu tem sido cada vez mais utilizada no mercado de roupa de cama devido a suas características ideais para oferecer conforto. Desde um toque extremamente macio até mesmo a redução de frizz, ela tem uma série de vantagens.

Para escolher a melhor opção, é importante se atentar para a qualidade da empresa que você deseja comprar e observar bem a composição da peça!

O que achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.